Testemunhos

  • Olá a todos, o meu nome é Nancy Cardoso, e frequentei este ano 2018, o curso de Auxiliar de Fisioterapia e Massagem em Águeda, curso de formação orientado pela empresa formadora “Centros de Formação Talento”, e cuja formadora foi a Dr.ª Cleide Martins.

    Inicialmente não sendo esta a minha área de trabalho habitual foi um pouco assustador, mas com ajuda da Dr.ª Joana bem como o alerta da Dr.ª Cleide, não desisti, pois cada vez mais o meu interesse em concretizar e chegar ao final do curso era sem dúvida uma certeza. Tive sorte também em ter um grupo de colegas muito bom, acompanhado também de uma boa formadora e assim lá consegui chegar à reta final.

    Este curso veio sem dúvida ao encontro do esperado aprender algo novo, algo diferente, podendo aplicar os conhecimentos obtidos na melhoria física e de reabilitação de meu irmão que sendo deficiente motor cada vez mais irá necessitar dessa ajuda. A formadora Dr.ª Cleide Martins esteve sempre pronta a tirar dúvidas e aconselhar e, juntamente com as pessoas onde fiz o meu estágio consegui aprender técnicas, que hoje me permitem ver e pensar na fisioterapia duma forma muito mais positiva. Sem dúvida um curso com uma mais valia muito grande.

    Tenho de referir também que a Dr.ª Janete Couto foi parte integrante desta minha etapa, sendo que me ajudou bastante nas minhas dúvidas com o estágio, foi a própria, Dr.ª Janete, quem tomou conta de todo o processo de estágio. Apenas tive de informar onde fui fazer o estágio fornecer o nome e endereço da entidade, para ela os contactar e elaborar o referido processo. E assim assunto tratado. Obrigado Dr.ª Janete.

    Resta-me dizer que o “Centros de Formação Talento” foi importante para mim pois deu-me a hipótese de saber que há mais para além daquilo que habitualmente fazemos e onde podemos evoluir de forma pessoal e profissionalmente e levando-nos assim a querer mais pela nossa vida profissional.

    Agradeço a toda a equipa dos “Centros de Formação Talento” pois foi deveras gratificante participar deste projeto.

    Citando um professor da minha filha que considero também um bom amigo: “Tu És Capaz” e se eu fui capaz, vocês também são capazes. Com carinho Nancy Cardoso

    Curso Auxiliar Fisioterapia e Massagem – Águeda

    Nancy Cardoso

    Na minha opinião esta formação é muito importante.

    Cada vez há mais população envelhecida e cada vez mais não temos tempo para cuidar dos nossos. Assim sendo, temos de os colocar em lares, casas de acolhimento ou famílias de acolhimento de maneira a que possam ter um final de vida digno e com qualidade de vida. Para que tudo isso seja possível é necessário haver instituições e pessoas altamente qualificadas e preparadas para ocorrer às mais diversas situações que vão surgindo no dia a dia, o que não quer dizer que as pessoas sem formação não sejam igualmente ótimas profissionais e pessoas capazes de desenvolver um excelente trabalho. Contudo, pessoas qualificadas, estão munidas com conhecimento suficiente para fazer as coisas bem-feitas, rápidas e de maneira assertiva de forma a diminuir o erro e possível tempo de recuperação.

    Foi possível adquirir conhecimentos sobre as mais diversas formas de posicionamentos, de tratamentos, de levantamentos e até como manusear os mais diversos equipamentos para o tratamento e transporte dos idosos.

    Durante a parte prática, foi possível visualizar algumas situações que foram abordadas na teoria e que tanto preocupam os profissionais de ação médica, como os auxiliares de saúde, que é o caso das úlceras de pressão. Nunca durante a minha vida tinha ouvido falar em tal coisa, sendo por isso uma situação totalmente nova para mim.

    Com o conhecimento adquirido na parte teórica foi possível realizarmos o tratamento das mesmas e como tal dar uma melhor qualidade de vida aos utentes.

    Durante o estágio foram me ensinadas algumas técnicas de posicionamento que serviram para situações futuras da minha vida profissional.

    Assim sendo penso que a nível geral todos nós um dia vamos passar por uma situação similar de um nosso familiar ou de algum amigo mais próximo e deveríamos estar preparados para nessa altura prestar o cuidado e o auxílio necessário para lhes dar boas condições de vida, no entanto pelo que tenho observado não é o caso. Existe uma falta de bom senso, falta de vontade e alguma falta de paciência por parte da população geral e até partidária para se olhar para os nossos idosos e para quem mais precisa.

    Tive dias de chegar à instituição um pouco mais cansada, exausta, com vontade de descansar, mas só de olhar para o rosto daquelas pessoas cheias de alegria e felicidade só por nos verem fazíamos das “tripas” coração para lhes poder proporcionar um pouco de bem-estar e conforto com a nossa presença.

    Foram estas pequenas coisas que nos fizeram crescer como pessoa e profissional de geriatria.

    De uma forma geral, o curso/estágio que agora termino, faz parte igualmente de uma fase da minha vida em que me fez ter uma outra perceção da vida humana que até aqui não tinha.

    Auxiliar de Saúde e Geriatria – Vila Real

    Marina Eira

  • O meu nome é Áurea, em 2016 frequentei um dos Centros de Formação Talento (entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas da educação e formação), em Lousada, no qual optei por seguir o curso de “Rececionista e Gestão Administrativa” por ter interesse na área. A formação findou a Julho de 2017.

    Quando resolvi inscrever-me neste curso estava desempregada e por esse motivo decidi enriquecer a minha formação profissional de forma a conseguir integrar mais facilmente no mundo do trabalho, desta vez numa área do meu interesse.

    O Dr. Fernando Mascarenhas, formador do curso em questão, esteve desde o primeiro dia disponível para apoiar toda a turma de forma a valorizar as valências de cada um para que mais tarde fossem aplicadas no meio laboral da forma mais adequada. Adquirimos com ele ferramentas extremamente importantes para o futuro, a nível teórico, mas também com alguns exercícios práticos.

    Tudo aquilo que aprendemos foi-nos entregue em formato manual e digital, de forma a poder ser utilizado mais tarde na execução das nossas funções.

    A Dr.ª Joana Maia foi quem nos orientou a partir do momento em que estávamos preparados a integrar no mercado de trabalho. Foi-nos perguntado em que áreas geográficas gostaríamos de exercer, bem como em que empresas. A partir daí dá-se início à última fase da formação: O estágio.

    Resolvi pesquisar algumas empresas nas quais tinha interesse, em áreas que fossem do meu gosto e foi então que optei por estagiar numa clínica veterinária perto da minha residência.

    A entidade patronal valorizou as minhas capacidades na função, onde tive oportunidade de aplicar muito daquilo que aprendi na formação e seis meses após ter terminado o meu estágio ainda me encontro a exercer funções como rececionista e responsável pelo departamento financeiro nesta empresa.

    Neste contexto só me resta dizer que as escolas de formação “Talento” são sem dúvida uma fantástica aposta num futuro melhor, composta por profissionais dos mais competentes que conheci até hoje e que se comprometem no acompanhamento adequado ao formando do primeiro ao último dia da formação.

    Deixo aqui o meu enorme agradecimento à “Talento”, ao Dr. Fernando Mascarenhas e à Dr.ª Joana Maia.

    Áurea Sousa Lopes

    Olá, eu sou a Marta, tenho 35 anos, sou casada e tenho 2 filhas.

    Toda a minha vida trabalhei em comércio. Neste último ano trabalhei numa ourivesaria. Apesar de gostar de trabalhar nesse ramo, não me sentia realizada por vários motivos. Trabalhava de segunda a domingo incluindo feriados e tinha apenas uma folga por semana. Estando sozinha com as minhas filhas, visto que o meu marido se encontra noutro país a trabalhar, para mim estava a tornar-se muito complicado gerir a vida profissional com a vida familiar e doméstica. Foi aí que decidi literalmente mudar de vida. Andei a pesquisar cursos de auxiliar de educação infantil, visto que era algo que me identificava e que sempre foi uma área que quis trabalhar. Escolhi os Centros de Formação Talento, em Vila do Conde, porque curiosamente dentro de 2 semanas se ia iniciar esse mesmo curso. Não deixei fugir essa oportunidade. Iniciei o curso em setembro de 2017 e em outubro desse mesmo ano despedi-me pelas razões já referidas.

    O curso correu muito bem, a formadora era excelente, não esquecendo toda a equipa da Talento que esteve sempre disponível para nos esclarecer de tudo e ajudar no que fosse preciso. A parte técnica terminou em março, iniciando assim o estágio profissional no mês de abril.

    Fazia 5h de estágio por dia. No último dia de estágio a diretora do estágio quis ficar comigo.

    Sempre achei que era o procedimento normal, para falar de como tinha corrido e se tinha gostado do estágio. Quando cheguei ao escritório para falar, ela foi muito direta comigo e disse-me: ”A Marta começa segunda-feira aqui a trabalhar.”

    Foi o melhor que me podia ter acontecido. O investimento que fiz foi recompensado. Estou muito feliz com esta oportunidade que me foi dada. Trabalho na área que gosto, e tenho tempo para mim e para a minha família.

    Por isso nunca desistam dos vossos sonhos. Eles um dia tornam-se realidade.

    Auxiliar de Educação infantil – Vila do conde

    Marta Silva

  • Depois de terminado o meu curso como Auxiliar de Medicina Dentária é com muito orgulho que deixo aqui o meu testemunho.

    Este curso foi uma das melhores coisas que me aconteceu na vida, tenho apenas 27 anos nunca quis ir para a faculdade nunca fui uma aluna brilhante, chumbei 2 vezes e não fazia a mínima ideia daquilo que queria foi então que decidi tirar o Curso de Técnica de Secretariado com equivalência ao 12º ano e a achar que me iriam abrir portas e teria um bom futuro. Pouco tempo depois percebi logo que não. Estive 1 ano sem trabalho (já estava a entrar em desespero) depois consegui trabalho e ao final de 3 contratos mandaram-me embora, outro local abriu-me as portas e aí eu pensei tenho trabalho para “o resto da vida”. Ao final de 3 contratos fiquei logo efetiva na altura fiquei felicíssima… Ao final de pouco tempo as coisas começaram a piorar, ou seja, comecei a aperceber-me que cada vez abusavam mais de mim, eu era pau para toda a obra, horas extra em cima de horas extra, um ritmo de vida alucinante, não tinha tempo para a família, não tinha quase vida própria e cada vez piorava mais.

    Foi então que me apareceu no Facebook a publicidade dos Centros de Formação Talento. Resolvi pedir informações, pois era uma área que tinha algum interesse. Conversei muito, tive pessoas do meu lado e foi então que decidi agarrar este curso com unhas e dentes. Tive momentos que não foram fáceis, pois nem sempre no trabalho me ajudaram. Escondi de toda a gente, pois queria que ninguém soubesse da minha felicidade. Quando dei por mim já estava a meio e o curso estava a correr bem!! Despedi-me logo. Posso dizer que foi mesmo a mudança da minha vida, pois tinha muito medo de arriscar, mas ao mesmo tempo não queria levar o ritmo de vida que estava a levar.

    Ainda não tinha o estágio terminado já tinha trabalho! Não correu bem esse trabalho e arranjei logo outro. De todos os currículos que enviei todos me contactaram, a nota de estágio foi realmente boa, por isso só podia estar feliz.

    Não tenham medo de arriscar, lutem pelos vossos sonhos e sejam felizes! Obrigada aos Centros de Formação Talento!

    Carla Nunes

    Em Maio de 2017 comecei a frequentar nos Centros de Formação Talento o curso de Contabilidade, Fiscalidade e Gestão Administrativa em Guimarães com o Formador Dr. Fernando Mascarenhas. Inicialmente não era esta a área que mais me fascinava mas em busca de algo diferente descobri os vários cursos que os Centros de Formação Talento apresentava e escolhi este!

    Sem duvida que foi uma escolha acertada, pois fiquei encorajada em aprender tudo o que esta imensa área tem. Graças a este curso ingressei, em Setembro de 2017, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), também no curso de Contabilidade e Fiscalidade com objetivo de aprofundar ainda mais todos os conhecimentos que adquiri nesta formação e em contrapartida, conhecer mais vertentes que este tema abrange.

    Em jeito de agradecimento a este centro de formação, não posso esquecer de referir o Dr. Fernando Mascarenhas, que para além de um ótimo formador foi desde o início um grande amigo para mim e para todas as minhas colegas, dando-nos ferramentas fundamentais para o nosso dia-a-dia e para o nosso futuro. Também agradecer a Dr.ª Janete Couto que sempre que necessário entrou em contacto connosco, ajudando-nos também no nosso estágio.

    O estágio veio fazer com que eu pusesse em prática tudo o que adquiri ao longo destes 9 meses de formação. Além de praticar deu-me ainda mais conhecimentos para o curso em que estou inscrita no IPCA. E sem dúvida que será importante para quando ingressar no mundo de trabalho, após terminar o ensino profissional.

    Concluindo, os Centros de Formação Talento foi fundamental para mim e para o meu futuro e aconselho vivamente todas as pessoas que queiram evoluir profissionalmente a apostar num futuro melhor, e a fazê-lo neste que é um ótimo centro!

    Um enorme agradecimento!

    Cláudia Marques

  • Olá, tenho 18 anos e tirei a uma formação no Marco de Canaveses de Auxiliar de Educação Infantil e adorei!

    Sempre gostei de crianças e uma vez que parei os estudos na escola decidi tirar este curso. Confesso que me surpreendeu pela positiva. Achei bastante enriquecedor as matérias dadas, não só para quem quer seguir esta área como para quem é mãe ou lida com crianças diariamente. Levo comigo dicas e exemplos de como agir da melhor maneira com crianças em diversos contextos. Em relação aos trabalhos práticos realizados nas aulas foram muito úteis para o meu estágio.

    De momento não estou a trabalhar nesta área porque decidi continuar a estudar.

    Contudo, sei que tenho uma boa oportunidade de emprego com este curso porque já me solicitaram se queria trabalhar nesta área.

    Quero fazer um agradecimento especial à prof. Vânia Sousa que foi impecável em todos os aspetos! Não só foi boa professora como amiga. Tentou sempre tornar as aulas interessantes de maneira a não ficar uma aula massadora o que fez com que me sentisse mais motivada durante o curso. Para além disso, esteve sempre disposta a ajudar em tudo o que a turma precisasse.

    Por fim, obrigada à Talento pela vossa ajuda e oportunidade que me fez aprender muito!

    Tânia Rocha

    Olá a todos, o meu nome é Sónia, escrevo para deixar o meu testemunho de como foi importante para mim o estágio que fiz como Auxiliar de Fisioterapia e Massagem na Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso.

    Não podia estar mais contente, aprendi imensas coisas novas, privei com profissionais de excelência, todos me trataram com respeito, eu vi em cada um vontade de me ajudar para que a minha passagem por lá fosse inesquecível, foi sem dúvida uma experiência única tanto a nível pessoal como profissional. Também não esqueço os utentes, por vezes fragilizados,mas sempre com um sorriso e uma palavra amiga para comigo pois sabiam das minhas dificuldades eu estava aprender, mas fui tão bem recebida por todos, só tenho agradecer.

    Por fim, mas muito importante quero agradecer aos Centros de Formação Talento, sem eles nada disto teria sido possível, sempre me apoiaram realizaram o meu sonho o sonho de ser feliz a nível profissional, fizeram sem dúvida um excelente trabalho.

    Um grande bem haja a todos pelo profissionalismo e dedicação aos vossos formandos. Saudações a todos e até breve.

    Sónia Lagoa

  • Sou formada em comunicação, mas a verdade é que nunca senti nesta área a minha real vocação.

    Quando ouvi falar pela primeira vez nos Centros de Formação Talento e descobri as diversas áreas que disponibilizam, encontrei uma oportunidade de alargar os meus conhecimentos e especializar-me naquilo que realmente gosto.

    Poder auxiliar nos problemas e ajudar a minimizá-los, bem como contribuir para o bem-estar do animal é um valor pelo qual enquanto auxiliar veterinária me identifico e me vislumbro futuramente a nível profissional.

    A equipa dos Centros de Formação Talento, sempre disponível, informou-me de todos os aspectos que considerei essenciais, e o facto de oferecerem a opção de um estágio, foi crucial na minha decisão de avançar para a formação, porque acredito que a teoria aliada à prática são uma mais valia para qualquer profissional.

    No final da componente curricular, fui de imediato encaminhada para a instituição que me recebeu para a realização do estágio. Dado o término deste, fui convidada a integrar a equipa e neste momento encontro-me empregada numa área que me desafia e que me realiza, tanto a nível profissional como pessoal.

    Sandy Mendes

    Os Centros de Formação Talento deram-me a oportunidade de poder mudar de ramo profissional.

    Era aprendiz de costureira há 5 anos e não me sentia nada realizada até que em pesquisa pela internet encontrei esta entidade que daria acesso a uma formação em Auxiliar de Saúde e Geriatria. A parte teórica foi muito bem desenvolvida, com uma formadora excelente. Quanto ao estágio estou muito contente, alem de ter sido na minha primeira opção, pude fazê-lo apenas ao fim-de-semana (de modo a não abdicar do meu trabalho).

    Aconselho a fazerem formação profissional nos Centros de Formação Talento pelo facto de estar repleto de profissionalismo e dedicação aos formandos.

    Bem-haja a todos.

    Sara Guedes

  • Realizei a formação de Assistente de Medicina Dentária em Santarém e posso dizer que foi bastante produtivo. A formadora que nos atribuíram não poderia ser melhor, além de nos conseguir transmitir o seu conhecimento de uma forma clara também nos conseguiu cativar, trazendo materiais, acessórios e equipamentos tornando as formações mais leves e mais práticas.

    O centro de formação era bem localizado com boas instalações e os coordenadores do curso sempre se mostraram disponíveis e recetivos a ajudar ou esclarecer algum problema ou questões que pudesse surgir.

    Desta forma só tenho a agradecer a todos pelo ótimo desempenho e aproveitamento que obtive no final do curso.

    Auxiliar de Medicina Dentária – Santarém

    Sara Bernardino

    O investimento na nossa formação é sempre importante, e no caso da formação de auxiliar de medicina dentária bem como outras áreas, imaginando eu, dá-nos uma enorme segurança e apoio no futuro. Agora tendo iniciado a formação e olhando para os meus 8 anos de experiência, chego à conclusão que tudo tinha sido mais fácil se tivesse as bases, mas a força de vontade superou todas as dificuldades.

    Esta formação veio aprofundar ainda mais os meus conhecimentos. Obrigado.

    Tânia Pinto

  • Frequentei o curso de assistente dentária nos Centros de Formação Talento e levo comigo uma enorme aprendizagem a nível teórico. Curso bastante completo que abrange todas as diferentes áreas de dentária (ortodontia, endodontia, cirurgia oral, odontopediatria entre outras) bem como primeiros socorros. Já tinha alguma experiência profissional na área em questão, mas o curso veio completar-me como profissional. Foi uma experiência muito boa quer a nível pessoal quer a nível profissional.

    Auxiliar de Medicina Dentária – Maia

    Sílvia Maia

    Estou muito satisfeita enquanto formanda nos Centros de Formação Talento. Aprendemos o melhor com os melhores. Foram muito receptivos a sugestões e foi nos dedicadas as melhores condições de aprendizagem… Evoluímos com o saber…muito grata por tudo.

    Curso de  Auxiliar de Saúde e Geriatria em Aveiro

    Tânia Lopes

  • Fiz o meu estágio com muito Amor e dedicação. Foram 150 horas que passaram muito depressa e por isso propus fazer voluntariado na Associação que foi aceite desde logo. Quero agradecer aos Centros Talento, à Drª Janete e à Enfª Sara a oportunidade de ter realizado um sonho: Ajudar quem mais precisa.

    Sinto-me realizada e os meu idosos conquistam diariamente o meu coração.

    Curso de Auxiliar de Saúde e Geriatria em Aveiro

    Ana Elizabete Oliveira

    Hoje chega ao fim mais uma etapa da minha vida e tenho que agradecer a Deus, ao meu marido e às minhas filhas, pois eles foram o que mais sofreram para que eu conseguisse realizar o meu sonho. Agradeço também aos Centros de Formação Talento onde realizei a formação teórica, ao Hospital S. Martinho e a toda a equipa de auxiliares enfermeiros e administradores onde realizei o estágio prático. Do fundo do coração muito obrigado, sem vocês, sem a vossa colaboração não teria conseguido.

    Auxiliar de Saúde e Geriatria – Maia

    Sandra Batista

  • Adorei a formação a todos os níveis. A formadora foi sempre muito disponível e atenciosa. O curso foi muito interessante e espero poder exercer na área, sei que me vai abrir muitas portas no futuro. Os Centros de Formação Talento funcionam muito bem pois esclarecem todas as dúvidas, é uma entidade bastante credível.

    Auxiliar de Medicina Dentária – Maia

    Maria João Azevedo

    Os Centros de Formação Talento deram-me a possibilidade de mudar a minha vida, de investir uma nova carreira. Agora com o curso concluído já posso fazer o que sempre sonhei, sentir-me mais realizada profissionalmente para mim é muito importante. Agradeço aos Centros de Formação Talento por me terem dado esta possibilidade.

    Auxiliar de Medicina Veterinária – Vila do Conde

    Isabel Susana Araújo

  • Vim para este curso com o receio de não ser capaz, mas com a ajuda devida, colaboração e forma como foram dadas as aulas superei esta fase. Correu melhor do que esperava, conheci pessoas fantásticas e muito humanas, desde a parte inicial até ao fim do curso. Obrigada a todos.

    Auxiliar de Medicina Dentária – Maia

    Sara Guimarães

    O curso foi ao encontro dos meus objetivos, veio complementar-me no meu trabalho. A avaliação foi muito levada a sério, por isso tornou-me mais profissional. Hoje sinto-me mais capaz de fazer melhor.

    Auxiliar de Saúde e Geriatria – Águeda

    Paula Cristina Cardoso

  • A área de saúde sempre despertou o meu interesse. Sem dúvida que adorei a formação e conclui-la para mim é uma vitória. Estou muito satisfeita e realizada. Uma muito obrigada por contribuírem nesta minha conquista.

    Auxiliar de Saúde e Geriatria – Lousada

    Marisa Queirós

    A minha opinião quanto à formação é bastante positiva. Gostei muito de todas as coisas que aprendi, tanto na formação á noite com as duas formadoras e colegas que tive, tanto no estágio curricular. O que mais gostei foi estagiar na creche da Santa Casa da Misericórdia de Alijó pois aprendi muitas coisas, tanto com as educadoras, como com as minhas colegas e crianças.

    Auxiliar de Educação Infantil – Vila Real

    Jéssica Miranda

Contacte-nos









*Li e aceito a política de privacidade de dados e aceito receber informações referentes à oferta formativa dos Centros de Formação Talento.