Hotelaria e Enoturismo

Curso de Rececionista de Hotel e de Alojamentos Turísticos

Curso de Rececionista de Hotel e de Alojamentos Turísticos

Com o Curso de Rececionista de Hotel e de Alojamentos Turísticos vais aprender a desempenhar as funções da profissão e desenvolver competências técnicas especializadas na área hoteleira e de alojamentos turísticos.
Com o Curso de Rececionista de Hotel e de Alojamentos Turísticos vais aprender a desempenhar as funções da profissão e desenvolver competências técnicas especializadas na área hoteleira e de alojamentos turísticos.

Programa

12 Módulos

Duração

78 Horas

Modalidade / Regime

Pós-Laboral

Inscrições

Abertas

Rececionista de hotel a receber hóspede
Rececionista de hotel a receber hóspede

Visão Geral

Destinatários

Dirigido a todos os interessados que pretendam adquirir novos conhecimentos e desenvolver competências técnicas especializadas na área hoteleira e de alojamentos turísticos

Requisitos Mínimos

9.º ano de escolaridade e 18 anos de idade (ou jovens a partir dos 16 anos com autorização do encarregado de educação e que frequentem ou tenham concluído o ensino obrigatório)

Modalidade / Regime

Formação contínua de qualificação profissional em regime à distância (síncrono)

Saídas Profissionais

Podes trabalhar como Rececionista de Hotel, Administrativo, Responsável pela Gestão de Reservas, Coordenador de equipa, Administrativo ou Responsável por Informação Turística em unidades hoteleiras de qualquer tipo, como hotéis, pousadas, hostels, casas de turismo de habitação e turismo rural, entre outros

Objetivos

Conhecer a atividade hoteleira e tendências do Turismo em Portugal
Compreender a organização de um estabelecimento hoteleiro de qualquer dimensão
Reconhecer as principais tarefas desenvolvidas pelos vários departamentos de uma unidade hoteleira
Aprender quais as tarefas do rececionista de um alojamento turístico
Conhecer o papel desenvolvido pelo rececionista e quais as regras de postura e apresentação
Conhecer conceitos essenciais de higiene e segurança no estabelecimento hoteleiro
Saber quais os princípios e conceitos essenciais da gestão de negócios relacionados com alojamento

Programa

Módulo I Turismo: Do Contexto Mundial para o Caso Português 9h
Módulo II O Alojamento Turístico 6h
Módulo III Estrutura Integrante das Unidades Hoteleiras 9h
Módulo IV A Receção: Conceitos Básicos 9h
Módulo V Língua Inglesa e Francesa no Acolhimento, Atendimento e Prestação de Informações Turísticas 6h
Módulo VI Da Formação à Empregabilidade: Procura Ativa de Emprego 3h
Módulo VII Atendimento, Acolhimento e Aconselhamento 9h
Módulo VIII Execução do Check-In no Processo de Acolhimento e Realização do Check-Out 3h
Módulo IX Técnica e Gestão de Reservas 6h
Módulo X Higiene e Segurança no Estabelecimento Hoteleiro 9h
Módulo XI Noções de Gestão Hoteleira 6h
Módulo XII Avaliação 3h

Certificação

Certificado de Formação emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

Dois Certificados

Além desta formação terás também acesso, em regime de e-learning, ao Curso RH+ Valor – Programa de Inteligência Emocional e Competências Sociais. Com o bom aproveitamento nos dois cursos, no final terás dois certificados, potenciando ainda mais o teu currículo.

Destinatários

Dirigido a todos os interessados que pretendam adquirir novos conhecimentos e desenvolver competências técnicas especializadas na área hoteleira e de alojamentos turísticos

Requisitos Mínimos

9.º ano de escolaridade e 18 anos de idade (ou jovens a partir dos 16 anos com autorização do encarregado de educação e que frequentem ou tenham concluído o ensino obrigatório)

Modalidade / Regime

Formação contínua de qualificação profissional em regime à distância (síncrono)

Saídas Profissionais

Podes trabalhar como Rececionista de Hotel, Administrativo, Responsável pela Gestão de Reservas, Coordenador de equipa, Administrativo ou Responsável por Informação Turística em unidades hoteleiras de qualquer tipo, como hotéis, pousadas, hostels, casas de turismo de habitação e turismo rural, entre outros
Conhecer a atividade hoteleira e tendências do Turismo em Portugal
Compreender a organização de um estabelecimento hoteleiro de qualquer dimensão
Reconhecer as principais tarefas desenvolvidas pelos vários departamentos de uma unidade hoteleira
Aprender quais as tarefas do rececionista de um alojamento turístico
Conhecer o papel desenvolvido pelo rececionista e quais as regras de postura e apresentação
Conhecer conceitos essenciais de higiene e segurança no estabelecimento hoteleiro
Saber quais os princípios e conceitos essenciais da gestão de negócios relacionados com alojamento
Módulo I Turismo: Do Contexto Mundial para o Caso Português 9h
Módulo II O Alojamento Turístico 6h
Módulo III Estrutura Integrante das Unidades Hoteleiras 9h
Módulo IV A Receção: Conceitos Básicos 9h
Módulo V Língua Inglesa e Francesa no Acolhimento, Atendimento e Prestação de Informações Turísticas 6h
Módulo VI Da Formação à Empregabilidade: Procura Ativa de Emprego 3h
Módulo VII Atendimento, Acolhimento e Aconselhamento 9h
Módulo VIII Execução do Check-In no Processo de Acolhimento e Realização do Check-Out 3h
Módulo IX Técnica e Gestão de Reservas 6h
Módulo X Higiene e Segurança no Estabelecimento Hoteleiro 9h
Módulo XI Noções de Gestão Hoteleira 6h
Módulo XII Avaliação 3h
Certificado de Formação emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

Dois Certificados

Além desta formação terás também acesso, em regime de e-learning, ao Curso RH+ Valor – Programa de Inteligência Emocional e Competências Sociais. Com o bom aproveitamento nos dois cursos, no final terás dois certificados, potenciando ainda mais o teu currículo.

Vamos reflorestar
com Talento

Ao inscreveres-te neste curso, em vez de um manual em papel, vais receber um manual digital. Em troca, plantamos uma árvore na quinta da “Casa do Gaiato”.

Vamos reflorestar
com Talento

Ao inscreveres-te neste curso, em vez de um manual em papel, vais receber um manual digital. Em troca, plantamos uma árvore na quinta da “Casa do Gaiato”.

Programa

12 Módulos

Duração

78 Horas

Modalidade / Regime

Pós-Laboral

Inscrições

Abertas

Testemunhos​

Testemunhos​

Sabe o que dizem os nossos ex-formandos sobre a sua experiência na Talento.
Sabe o que dizem os nossos ex-formandos sobre a sua experiência na Talento.

Dezembro 2021

Maria Isilda Correia de Freitas

Curso de Rececionista de Hotel e de Alojamentos Turísticos,

Funchal

” A minha experiência no estágio foi extremamente positiva. Tive a sorte de estar incluída numa equipa pequena, que desde o início me fez sentir sempre bem, incluída e integrada. Todos me ajudaram durante o estágio e, devido às suas personalidades distintas e aos modos diferentes de passar conhecimentos, aprendi imenso no tempo que estive com eles, incluindo várias maneiras de fazer a mesma coisa. A equipa era tão completa e integraram-me tão bem que, nem a mudança de chefe de receção no início do meu estágio, interferiu com o meu processo de aprendizagem. Todos me puseram à vontade em relação a poder fazer-lhes perguntas e senti-me realmente como parte da equipa e não como estagiária. Claro que houve pequenas limitações no que eu podia fazer e aceder no sistema, mas podia observar essas operações e foi-me permitido fazer todas as operações relativas ao check-in, com alguém a supervisionar o meu acesso. Houve dias em que estive a trabalhar sozinha na receção do hotel ao lado, um hotel onde estavam condóminos e onde reside algum pessoal e chefia da companhia, o que senti como aceitação da minha integração na equipa e que depositavam em mim confiança para poder tomar a minha iniciativa em caso de ter de resolver algum problema que pudesse surgir. Este hotel é parte da companhia e as rececionistas são geridas pela chefe de rececionista responsável pelo meu estágio e podia telefonar aos rececionistas do hotel principal, mas achei que esta confiança no meu trabalho também fez com que eu me sentisse integrada. “
” A minha experiência no estágio foi extremamente positiva. Tive a sorte de estar incluída numa equipa pequena, que desde o início me fez sentir sempre bem, incluída e integrada. Todos me ajudaram durante o estágio e, devido às suas personalidades distintas e aos modos diferentes de passar conhecimentos, aprendi imenso no tempo que estive com eles, incluindo várias maneiras de fazer a mesma coisa. A equipa era tão completa e integraram-me tão bem que, nem a mudança de chefe de receção no início do meu estágio, interferiu com o meu processo de aprendizagem. Todos me puseram à vontade em relação a poder fazer-lhes perguntas e senti-me realmente como parte da equipa e não como estagiária. Claro que houve pequenas limitações no que eu podia fazer e aceder no sistema, mas podia observar essas operações e foi-me permitido fazer todas as operações relativas ao check-in, com alguém a supervisionar o meu acesso. Houve dias em que estive a trabalhar sozinha na receção do hotel ao lado, um hotel onde estavam condóminos e onde reside algum pessoal e chefia da companhia, o que senti como aceitação da minha integração na equipa e que depositavam em mim confiança para poder tomar a minha iniciativa em caso de ter de resolver algum problema que pudesse surgir. Este hotel é parte da companhia e as rececionistas são geridas pela chefe de rececionista responsável pelo meu estágio e podia telefonar aos rececionistas do hotel principal, mas achei que esta confiança no meu trabalho também fez com que eu me sentisse integrada. “

Dezembro 2021

Maria Isilda Correia de Freitas

Curso de Rececionista de Hotel e de Alojamentos Turísticos,

Funchal

” A minha experiência no estágio foi extremamente positiva. Tive a sorte de estar incluída numa equipa pequena, que desde o início me fez sentir sempre bem, incluída e integrada. Todos me ajudaram durante o estágio e, devido às suas personalidades distintas e aos modos diferentes de passar conhecimentos, aprendi imenso no tempo que estive com eles, incluindo várias maneiras de fazer a mesma coisa. A equipa era tão completa e integraram-me tão bem que, nem a mudança de chefe de receção no início do meu estágio, interferiu com o meu processo de aprendizagem. Todos me puseram à vontade em relação a poder fazer-lhes perguntas e senti-me realmente como parte da equipa e não como estagiária. Claro que houve pequenas limitações no que eu podia fazer e aceder no sistema, mas podia observar essas operações e foi-me permitido fazer todas as operações relativas ao check-in, com alguém a supervisionar o meu acesso. Houve dias em que estive a trabalhar sozinha na receção do hotel ao lado, um hotel onde estavam condóminos e onde reside algum pessoal e chefia da companhia, o que senti como aceitação da minha integração na equipa e que depositavam em mim confiança para poder tomar a minha iniciativa em caso de ter de resolver algum problema que pudesse surgir. Este hotel é parte da companhia e as rececionistas são geridas pela chefe de rececionista responsável pelo meu estágio e podia telefonar aos rececionistas do hotel principal, mas achei que esta confiança no meu trabalho também fez com que eu me sentisse integrada. “
” A minha experiência no estágio foi extremamente positiva. Tive a sorte de estar incluída numa equipa pequena, que desde o início me fez sentir sempre bem, incluída e integrada. Todos me ajudaram durante o estágio e, devido às suas personalidades distintas e aos modos diferentes de passar conhecimentos, aprendi imenso no tempo que estive com eles, incluindo várias maneiras de fazer a mesma coisa. A equipa era tão completa e integraram-me tão bem que, nem a mudança de chefe de receção no início do meu estágio, interferiu com o meu processo de aprendizagem. Todos me puseram à vontade em relação a poder fazer-lhes perguntas e senti-me realmente como parte da equipa e não como estagiária. Claro que houve pequenas limitações no que eu podia fazer e aceder no sistema, mas podia observar essas operações e foi-me permitido fazer todas as operações relativas ao check-in, com alguém a supervisionar o meu acesso. Houve dias em que estive a trabalhar sozinha na receção do hotel ao lado, um hotel onde estavam condóminos e onde reside algum pessoal e chefia da companhia, o que senti como aceitação da minha integração na equipa e que depositavam em mim confiança para poder tomar a minha iniciativa em caso de ter de resolver algum problema que pudesse surgir. Este hotel é parte da companhia e as rececionistas são geridas pela chefe de rececionista responsável pelo meu estágio e podia telefonar aos rececionistas do hotel principal, mas achei que esta confiança no meu trabalho também fez com que eu me sentisse integrada. “

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78 Horas

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