Com o Passaporte Qualifica vais conseguir ter organizada a informação relevante acerca das tuas formações e competências profissionais. Além disso, vai também ser útil para encontrares opções de formação que te vão ajudar a progredir na área profissional que pretendes.
Esta ferramenta surgiu no âmbito do Programa Qualifica que tem como objetivo a qualificação de adultos, através da melhoria dos níveis de educação e formação, contribuindo, assim, para uma maior empregabilidade.
Agora que já sabes mais um bocadinho sobre o Programa Qualifica e o Passaporte, vamos explicar-te melhor do que se trata e quais as vantagens
O que é o Passaporte Qualifica e para que serve?
O Passaporte Qualifica é uma ferramenta digital que permite registar as qualificações e competências adquiridas ou desenvolvidas ao longo da vida, bem como também serve de orientação para percursos de aprendizagem. Ou seja, tendo em conta as competências já adquiridas, simula percursos de qualificação possíveis para a obtenção de novas qualificações e/ou progressão escolar e profissional.
Aqui, também podes consultar as Entidades de Educação e Formação onde podes encontrar as ofertas de formação selecionadas.
Assim, este documento digital –pessoal e intransmissível –possibilita:
- Apresentar todas as formações e competências adquiridas;
- Aos empregadores fazer uma avaliação mais rápida dos candidatos;
- Manter atualizado e organizado, em suporte eletrónico, o percurso formativo do titular;
- Saber que unidades de formação e créditos faltam para obter uma determinada formação/qualificação;
- Identificar, de forma clara e precisa, áreas de formação para aprofundar outras competências que melhorem o percurso de qualificação.
As entidades formadoras e os titulares do passaporte são os únicos a poder aceder à informação, ainda que, em caso de candidatura a um emprego, os titulares possam permitir a consulta a entidades empregadoras para uma avaliação mais eficaz das competências.
Resumindo, este documento vai permitir que tenhas registadas e possas consultar, de forma integrada, todas as formações realizadas que tenham sido devidamente registadas por entidades formadoras certificadas na plataforma SIGO. Podes consultar esta informação, em detalhe, no Registo Individual de Competências (RIC).
Que formações e competências aparecem no RIC?
Vão aparecer aquelas que foram registadas pelas entidades formadoras certificadas pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) e pelos Centros Qualifica, na plataforma SIGO, nomeadamente:
- Cursos de Educação e Formação de Adultos;
- Formações modulares;
- Formação certificada não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações;
- Formação em competências básicas;
- Português para falantes de outras línguas;
- Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências;
- Outras vias de conclusão do nível secundário de educação.
Para quem é e como se obtém?
É para adultos com idade igual ou superior a 18 anos que querem melhorar as suas qualificações, nomeadamente concluir o ensino secundário e/ou a obtenção de uma qualificação profissional. É também para jovens, entre os 15 e os 29 anos, que não estejam empregados, nem a estudar ou a frequentar formação (Jovens NEET).
Para obteres o Passaporte Qualifica terás de fazer login no website oficial ou no Portal Qualifica. Para isso, vais precisar de um código de registo.
No entanto, o código de registo apenas poderá ser disponibilizado pelos Centros Qualifica e Entidades Formadoras. Estas últimas, só em caso de já teres frequentado formação no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.
Além desta área privada, há também uma área pública para utilizadores sem registo que permite simular percursos de educação e formação já realizados, mas não registados no SIGO, ou percursos a efetuar.
Como é que está estruturado?
O Passaporte Qualifica está estruturado em cinco etapas, ou seja:
1. Registo
Aqui estão disponíveis os dados referentes à identificação pessoal e qualificações concluídas ou a decorrer. Estão ainda outras formações profissionais não inseridas no Catálogo, registadas por entidades formadoras ou entidades empregadoras.
2. Diagnóstico
Reúne informações de âmbito pessoal que permite identificar motivações, expectativas e interesses para a procura de uma determinada qualificação.
3. Percursos Possíveis
Tendo em conta as etapas anteriores, são identificados percursos possíveis para a conclusão e/ou obtenção de uma qualificação.
4. Seleção de Percurso
Escolhido o percurso, vão surgir as Unidades de Competências (UC) e/ou Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) já certificadas e os pontos de crédito para capitalizar, bem como das UC/UFCD e pontos de crédito que faltam obter para a conclusão da qualificação escolhida.
5. Pesquisa da Oferta Educativa e Formativa
Nesta etapa vai surgir informação mais detalhada sobre cada um dos percursos possíveis, tal como as entidades de educação e formação onde há essa oferta de formação, locais e datas de realização das ações, tendo como referência o seu local de residência e a data da pesquisa.
Quais as vantagens do Passaporte Qualifica?
A grande vantagem de aderires ao PassaporteQualifica é teres o teu percurso educativo e formativo organizado -por muito disperso que seja -e, com base neste, identificares novos percursos de qualificações possíveis. Ou seja, com este documento digital, não só vais poder mostrar os teus talentos de forma organizada, como também vais descobrir como podes aprimorar os teus talentos com formação orientada para a tua vocação e percurso profissional.
O Passaporte pode ser alterado, atualizado e impresso, a qualquer momento, tornando-se um instrumento que te vai acompanhar em todas as fases da tua vida ativa.