Quer estejas em fase de formação ou já em pleno na carreira profissional, a orientação profissional é uma ajuda preciosa na compreensão do teu talento e das tuas motivações.
Podes fazê-la em qualquer idade, seja para mudar de rumo ou para desenhar um plano para o futuro.
Mas o que é a orientação profissional?
A orientaçãoprofissional é uma avaliação das tuas necessidades, motivações e ambições académicas e profissionais. Tem por objetivo encontrar as áreas com que mais te identificas e combiná-las com as tuas expectativas para o futuro, ajustando o percurso de formação ao teu perfil.
Não devendo ser tomada como uma verdade absoluta, a orientação profissional indica-te uma direção possível e ajuda-te a desenhar um plano de formação.
É só para os jovens e os estudantes…
Não é verdade! A orientação profissional pode ser feita em qualquer idade e em qualquer fase da carreira profissional – o que muda são os objetivos da intervenção.
Num jovem em idade escolar, a orientação vocacional serve para guiá-lo na escolha da próxima formação ou do curso a tirar.
Num adulto já com alguma experiência no mercado de trabalho, a orientação profissional pode ser uma ferramenta extremamente útil para quem deseja mudar de carreira ou queira simplesmente requalificar-se e atualizar conhecimentos.
A orientação profissional desbloqueia talento
Todos nós temos um talento, embora nem sempre saibamos qual é. Com a orientação profissional aprendemos a conhecer-nos melhor, a interpretar as nossas preferências, valores e capacidades.
Como resultado, escolhemos cursos e formações que tiram proveito das nossas competências, tornamo-nos ainda melhores a fazer aquilo de que mais gostamos e estamos em melhores condições de construir uma carreira que corresponda, o máximo possível, aos nossos interesses pessoais.
Como funciona a orientação profissional?
A orientação profissional é feita com a ajuda de um profissional especializado e engloba várias fases.
O processo começa com uma entrevista focada no teu histórico (que formação já fizeste, que interesses tens, quais as tuas competências) e nos teus planos para o futuro (onde gostarias de chegar, quais as tuas aspirações). Será feita em jeito de conversa orientada, algo informal, só para que perceber o ponto de partida e os objetivos a ter em mente. É com base nesta conversa que o especialista define os passos seguintes do processo.
Depois de feita a entrevista, as sessões (que serão tantas quantas o especialista entender necessário) vão servir para, através da aplicação de diferentes estratégias e ferramentas, desenhar o teu perfil cognitivo, compreender o que te motiva e que capacidades tens mais desenvolvidas.
Todas as sessões resultam, enfim, num relatório que traduz o teu perfil, aspirações, motivações, e – mais importante de tudo – propõe um caminho para chegares onde queres. Esse caminho pode incluir um curso ou formação, mas também um estágio, ou até mesmo outras experiências e formas de desenvolvimento de competências que sejam necessárias para te tornares o profissional que queres ser.
A orientação pedagógica na Talento
Na Talento queremos ajudar-te a desbloquear o que há de melhor em ti e tirar partido das tuas melhores capacidades. Por isso, garantimos um acompanhamento próximo desde o primeiro dia, de forma a providenciar uma orientação pedagógica e profissional atenta e continuada.
Ajudamos-te, por exemplo, a escolher o curso – tendo em conta as tuas competências, ambições e visões para o futuro -, mas também a planear um caminho de mudança para revitalizar (ou mudar por completo) a carreira que já iniciaste. Também estamos presentes na escolha do estágio e acompanhamos a experiência até ao fim, garantindo que cumpre as tuas expectativas e contribui ativamente para te aproximar dos objetivos a longo prazo.
Temos a certeza que o talento está em ti, só nos cabe trazê-lo ao de cima e usá-lo para construir a carreira dos teus sonhos.