Desenvolver a empatia em contexto profissional é importante para manter um bom ambiente de trabalho e, assim, contribuir para a produtividade das equipas. É por isso que esta capacidade interpessoal beneficia tanto profissionais como empresas.
Os modelos organizacionais, ao longo dos anos, têm vindo a sofrer grandes alterações e as empresas e gestores já perceberam que implementar estratégias para o desenvolvimento desta capacidade, contribui para um melhor ambiente de trabalho que, por sua vez, se traduz em melhores resultados.
Melhor relação entre profissionais, diminuição dos níveis de stress, maior produtividade, melhor relação com os clientes ou utilizadores dos serviços da empresa, são alguns dos benefícios da empatia no trabalho.
O que é ser empático?
A empatia é a capacidade de entender as necessidades dos outros e estar ciente dos seus sentimentos e pensamentos como se fossem nossos. E esta capacidade de seres compassivo e seres também capaz de te relacionares com os outros é fundamental para a tua vida pessoal e profissional.
Por que é importante a empatia para profissionais?
A empatia é a capacidade de perceber e relacionar-se com os pensamentos, emoções ou experiências dos outros, ou seja, ser capaz de ver as coisas na perspetiva dos outros e agir em conformidade.
Assim, em contexto de trabalho, ao desenvolveres esta capacidade interpessoal, vais conseguir estabelecer relações mais transparentes e verdadeiras que vão ter como resultado um melhor ambiente de trabalho, o que vai contribuir para um melhor desempenho de todos.
Resumindo, ao mostrares empatia no local de trabalho – uma caraterística fundamental da inteligência emocional – também melhoras a interação com os teus colegas, o que leva a uma comunicação mais eficaz que, por sua vez, leva a resultados positivos, pois esta capacidade está diretamente relacionada com a motivação, desempenho e produtividade.
E para as empresas?
A empatia no ambiente de trabalho tem como base uma cultura positiva que incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional, as empresas que promovem este comportamento vão ter mais oportunidades de crescimento.
Por isso, é fundamental que as empresas implementem estratégias que contribuam para o bem-estar e o bom relacionamento organizacional, beneficiando desta forma a produtividade das suas equipas.
Ser empático é entender o que os outros sentem, recorrendo a uma escuta ativa e a ações que demonstrem respeito e compreensão. Quando falamos em contexto empresarial, a empatia é uma caraterística diferenciadora, pois esta permitirá manter uma boa reputação no mercado, bem como vai garantir a captação e retenção dos melhores profissionais.
9 dicas para melhorar a empatia em contexto de trabalho
Como já percebeste, a empatia é uma mais valia em contexto profissional e, além das empresas e chefias, todos os profissionais podem desenvolver e melhorar esta competência interpessoal. A seguir, fica com algumas dicas que vão ajudar-te!
1. Começa por conhecer-te
Cada pessoa é diferente, mas para poderes compreender os outros, deves começar por ti e perceber quais as tuas motivações e valores.
2. Conhece os outros
Faz perguntas e alarga os teus conhecimentos, deves forçar-te a sair da zona de conforto para não correres o risco de pensar que todos têm as mesmas ambições e comportamentos.
3. Pratica a escuta ativa
Quando alguém te procura com alguma dúvida ou problema, escuta com atenção e tenta colocar-te no lugar dessa pessoa para perceberes o que essa situação significa para ela.
4. Pede opinião
Ao pedires opinião, compara-a com a tua forma de pensar. Assim, terás visões diferentes que te vão ajudar a aumentar o teu conhecimento em relação a formas de resolução e compreensão das mais diversas situações.
5. Reconhece o mérito
Felicita os teus colegas ou a equipa sempre que consigam alcançar os objetivos determinados.
6. Utiliza a linguagem corporal
Deves ter consciência da tua linguagem corporal, esta deve ser coerente com o que estás a ouvir ou a dizer. Ou seja, tem atenção aos trejeitos, expressões faciais, gestos e tom de voz.
7. Respeita as diferenças
Evita fazer julgamentos acerca das pessoas que têm pontos de vista diferentes. Tenta perceber as suas realidades e diferenças que podem ter outros contextos culturais. Vivencia estas diferenças, pois vão enriquecer-te pessoalmente e profissionalmente.
8. Abraça as mudanças
Não fiques receoso perante mudanças, sê flexível e esforça-te para conseguires adaptar-te.
9. Não tenhas receio de te mostrar vulnerável
Não confundas vulnerabilidade com fraqueza. Mostrar a tua vulnerabilidade vai ajudar a criar relações de confiança, a estreitar os laços e a humanizar a tua relação com os outros.