No mercado de trabalho, ainda que o conhecimento técnico seja importante, as competências interpessoais são cada vez mais valorizadas e podem fazer a diferença na hora de contratar.
Os processos de recrutamento evoluíram e atualmente é feita aos candidatos uma avaliação 360 graus. Além das competências técnicas, é também esperado que estes possuam capacidades sociais como inteligência emocional, adaptabilidade e pensamento crítico, entre outras.
Esta alteração marcante pode ser verificada nos anúncios de emprego, onde os recrutadores procuram o candidato ideal, ou seja, alguém que represente o equilíbrio perfeito de hard skills (competências técnicas) e soft skills (competências interpessoais).
Assim, para corresponder às exigências atuais do mercado, é necessário que no percurso formativo sejam também trabalhadas as competências sociais e emocionais de forma a potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional.
Diferenças entre competências técnicas (hard skills) e competências interpessoais (soft skills)
As hard skills são o conjunto de competências técnicas e conhecimentos específicos indispensáveis para realizar uma determinada tarefa ou função. Estas competências são adquiridas ao longo do percurso académico, estágios, formações ou através da experiência profissional.
Por sua vez, as soft skills são competências interpessoais. Ou seja, são as qualidades pessoais e sociais necessárias a praticamente todos os empregos. No fundo, são aquelas características que nos tornam “desejáveis” em qualquer equipa de trabalho. A boa notícia é que, tal como as competências técnicas, também estas podem ser aprendidas e desenvolvidas.
Quais as soft skill mais valorizadas?
O conhecimento técnico é importante, mas não basta para conseguir um emprego ou evoluir na carreira. Por exemplo, a competência técnica de nada te servirá se não fores capaz de lidar com situações de stress ou de trabalhar em conjunto com outras pessoas.
Para te destacares num processo de recrutamento ou valorizares-te profissionalmente, é importante desenvolver as tuas competências interpessoais. Estas são algumas das soft skills mais procuradas e valorizadas no mercado de trabalho.
1. Gestão do tempo
Gerir bem o tempo de trabalho, ou seja, fazer mais com o tempo disponível é gerar valor para a empresa. Esta é uma medida da produtividade de um profissional e é importante em qualquer área de atividade.
Ter uma forte capacidade de gestão do tempo, definindo prioridades nas tarefas, é uma garantia para o empregador que se consegue cumprir prazos.
2. Inteligência emocional
A inteligência emocional é a chave para compreender as emoções, tanto as tuas como as dos que te rodeiam. A capacidade de te colocares no lugar dos outros, de sentir empatia, de saber o que os motiva e porque reagem de determinada maneira, será uma mais-valia para o teu desenvolvimento pessoal e profissional.
Esta é uma das competências interpessoais que irá ajudar a promover uma melhor colaboração e uma comunicação mais robusta.
3. Adaptabilidade
A adaptabilidade é a palavra de ordem perante um mercado de trabalho em constante mudança e em constante atualização tecnológica.
Conseguires adaptar-te facilmente às mudanças que possam surgir no local de trabalho, demonstra ainda a tua apetência para a aprendizagem contínua.
4. Comunicação assertiva
Comunicar com assertividade não é comunicar com agressividade, pelo contrário. É a capacidade de transmitir informações de forma clara e de te relacionares com os outros de modo a conseguires a colaboração e atenção de todos.
Um comunicador assertivo é aquele que consegue passar as suas ideias por palavras e gestos, de forma segura, sem causar conflitos ou desentendimentos.
5. Capacidade para trabalhar em equipa
Obviamente, a maioria dos empregos envolve trabalhar com outros, logo saber trabalhar em equipa é essencial.
Trabalhar em equipa significa que és capaz de gerir conflitos, colaborar com diferentes pessoas e partilhar ideias.
6. Criatividade
A criatividade ou o pensamento criativo é uma das competências interpessoais mais procuradas pelas empresas. Ser criativo implica saber encontrar soluções diferentes para determinadas situações, por exemplo, para resolver um problema ou para chegar a um resultado mais rapidamente.
7. Capacidade de escuta
Saber ouvir é tão importante como saber comunicar. Ser capaz de ouvir com atenção e de compreender a mensagem transmitida é fundamental para criar um bom ambiente de trabalho e evitar conflitos. Muitos dos problemas de comunicação acontecem por não se ouvir corretamente o que foi explicado ou pedido.
8. Capacidade de análise
Esta é a capacidade de entender, interpretar a informação e tirar conclusões. Em qualquer emprego, um profissional vai ter que avaliar situações e resolver problemas e, para isso, é necessário ter um pensamento lógico para tomar decisões fundamentadas.
9. Atitude positiva
A atitude positiva é uma ajuda para ti e também para os outros. Profissionais com uma atitude positiva conseguem motivar quem os rodeia, são mais produtivos e eficazes, porque colocam todo o entusiasmo no seu desempenho para atingir metas e objetivos.