Marketer digital é uma profissão da área do Marketing Digital, uma área relativamente recente e em constante crescimento. Trata-se, por isso, de um mercado de trabalho onde se verifica a necessidade de profissionais especializados e qualificados.
O digital veio transformar todas as áreas das nossas vidas e o mundo organizacional não é exceção. As empresas tiveram que se adaptar às alterações de comportamento dos seus clientes e consumidores e, assim, o digital tornou-se parte integrante de todas as atividades de marketing.
Se estás a equacionar esta carreira na área do marketing digital, fica a saber, a seguir, o que faz este profissional e que formação e competências precisas de desenvolver para escolher este caminho.
O que é um marketer digital e quais as suas funções?
Este profissional é responsável por utilizar os vários canais digitais disponíveis para alcançar clientes, aumentar a notoriedade da marca e promover produtos e serviços. Ou seja, os seus objetivos são semelhantes aos de um profissional de marketing tradicional, no entanto, em vez de utilizar os canais tradicionais para fazer a comunicação de marca, utiliza as plataformas digitais.
Os canais digitais incluem o website da empresa, redes sociais, motores de busca, email, aplicações móveis, blogues, entre outros.
Além disso, um marketer digital deve também saber medir resultados para identificar pontos fracos e desenvolver um plano de marketing para melhorar o desempenho nesses canais.
Assim, dependendo da antiguidade na função, empresa ou setor de atividade, o dia-a-dia de marketer digital passa por gerir campanhas nas redes sociais, trabalhar na otimização para motores de busca, controlar campanhas de e-mail e criar conteúdo para um blogue corporativo, por exemplo.
Quais as saídas profissionais?
Nos últimos anos, os utilizadores da internet aumentaram bastante e a chegada dos smartphones vieram permitir estar ligado em qualquer altura e em qualquer lugar. Desta forma, uma empresa que queira chegar aos seus clientes ou potenciais clientes, tem que ter presença online. Por isso, a profissão de marketer digital é fundamental numa empresa que pretende manter ou aumentar a sua competitividade.
Dentro desta profissão, é possível ser mais específico em relação às funções que se podem desempenhar, ou seja, há vários caminhos que podes escolher, nomeadamente:
- Gestor de marketing digital: é responsável por desenvolver, monitorar, analisar, gerir e controlar todas as estratégias e campanhas online. O objetivo é aumentar a notoriedade da marca enquanto direciona o tráfego para adquirir novos clientes.
- Gestor de redes sociais: é responsável pela gestão de marketing e publicidade nas redes sociais, criando cronogramas eficazes para publicações e supervisionando-as, bem como.
- Gestor de conteúdo digital: é responsável por criar e distribuir conteúdos alinhados com uma estratégia de conteúdo para garantir o aumento de tráfego e rankings de pesquisa.
- Gestor de e-mail marketing: é responsável pela estratégia de vendas e pelo relacionamento com os atuais e potenciais clientes através de campanhas por e-mail.
- Gestor de campanhas digitais: é responsável por acompanhar o desempenho e resultados de uma campanha de marketing através da análise de dados estatísticos.
Qual a formação necessária?
Para seguires a carreira de marketer digital e trabalhares nesta área, precisas de um curso Marketing Digital. Na Talento encontras este curso e só precisas de ter o 9.º ano de escolaridade e ser maior de idade. Se ainda não fores maior de idade podes, a partir dos 16 anos, inscrever-te com a autorização do teu encarregado de educação.
O curso de Marketing Digital vai proporcionar-te as bases do marketing digital, desenvolver novas competências digitais, conhecimentos essenciais em Social Media Marketing, conhecimentos na gestão do e-mail marketing, conhecimentos em E-Commerce, Google AdWords, otimização de conteúdos, bem como vais a aprender a medir resultados e a desenvolver um plano de marketing digital adequado e a utilizar ferramentas de análise de resultados como Google Analytics.
Além disso, ao realizares este curso profissional na Talento, terás também acesso a uma certificação de inteligência emocional e competências sociais e à realização de estágio para uma experiência prática nesta área.