Num contexto profissional cada vez mais competitivo, o desenvolvimento da capacidade de liderança é fundamental para quem se quer destacar. Os recrutadores sabem que profissionais com este tipo de competência interpessoal e habilidades de influência aumentam consideravelmente o sucesso das empresas e, por isso, procuram candidatos com estas características.
Do mesmo modo, quem quer ocupar um cargo superior e mobilizar equipas, de forma competente, deve fortalecer este tipo de qualidades. É que, contrariamente ao que muitos possam pensar, liderar está muito mais relacionado com inspiração e cooperação do que com autoridade e controlo.
Liderar integra dimensões como o diálogo, a motivação, a condução de ações em conjunto e o desenvolvimento de um trabalho síncrono harmonioso e produtivo.
5 dicas para impulsionares a tua capacidade de liderança
A parte boa é que qualquer pessoa pode capacitar-se para corresponder a estes desafios e tornar-se um bom líder, ou um melhor empreendedor. Com vontade, treino e formação é possível ser-se mais ágil para desenvolver, orientar e inspirar pessoas, tornando-as mais comprometidas e produtivas, o que necessariamente impactará positivamente o alcance de objetivos e metas da empresa.
1. Investe no autoconhecimento
Conhecer e entender os teus pontos fortes e vulnerabilidades potenciará a tua capacidade de liderar, já que estar ciente das tuas habilidades e limitações promove a confiança, qualidade necessária para encontrar respostas e propor melhorias.
Um líder com autoconhecimento e inteligência emocional consegue perceber se está pronto para alcançar resultados. Além disso, é capaz de ter autocontrolo e disciplina para agir de maneira coerente com a equipa e com a organização.
2. Aposta na formação e aperfeiçoamento contínuos
Se quisesses ser veterinário, a tua primeira aposta seria num curso relacionado com saúde animal, certo? O mesmo princípio se aplica a quem quer assumir uma posição de liderança numa empresa, ser o gestor do seu próprio negócio ou melhorar o seu perfil na função atual. A formação deve ser o primeiro passo.
Além disso, um bom líder procura sempre a melhoria contínua — seja através da aquisição de conhecimentos sobre novas ferramentas e tecnologias, seja para definir novas metas pessoais. E mais: promove que este preceito seja realizado pelos membros da sua equipa também.
3. Aprende com bons líderes
Inspira-te noutros líderes que sirvam como referência para o tipo de líder em que tu te queres tornar.
Investiga sobre outros profissionais que fizeram a diferença na sua área, informa-te sobre as suas histórias e, sempre que possível, procura essas pessoas para te ajudarem num processo de mentoria.
4. Mantém a sintonia com a organização
Conhecer, entender e cultivar os valores e visão da empresa são aspetos cruciais para desenvolver a capacidade de liderança. Estes aspetos vão permitir orientar as equipas de forma assertiva e guiá-las num sentido estratégico rumo ao alcance de resultados.
Isto quer dizer que compreender os objetivos da organização — e, por conseguinte, o seu funcionamento — proporcionar-te-á uma visão sistémica e global que trará transparência sobre o modo como o teu trabalho e o da tua equipa impactam o sucesso da empresa.
5. Comunica com eficiência
Um líder tem necessariamente que saber comunicar de forma adequada e assertiva, não só com as pessoas que gere, mas com os restantes profissionais da empresa. Empatia, diplomacia e clareza são palavras de ordem.
Além de ser um bom orador, o líder ouve a sua equipa e está aberto ao diálogo construtivo. Aceita sugestões e opiniões e procura implementá-las quando estas beneficiarem o bem comum e as necessidades da empresa.
Por fim, e acima de tudo, o líder deve ter humildade e saber reconhecer que a contribuição de todos é importante. Isso gera admiração e um sentido de missão partilhado que servirá de base para a obtenção de resultados.