Escrever uma carta de demissão pode parecer um processo intimidante, mas com algumas orientações simples, pode até ser uma tarefa bastante tranquila. Deixamos-te um passo a passo para te ajudar.
Deixar um emprego nunca é uma decisão fácil, principalmente se estiveres inserido num bom ambiente de trabalho. No entanto, se estás perante um novo desafio profissional que poderá ser uma oportunidade única para desenvolveres as tuas competências profissionais numa nova carreira ou na mesma atividade, é uma decisão que deves equacionar.
Por que motivo deves escrever uma carta de demissão
Além das questões legais, pois trata-se de um documento que oficializa a tua saída, escrever uma carta de demissão é uma atitude profissional e respeitosa para com a empresa e as pessoas com quem tens trabalhado.
É uma ajuda para manteres um bom relacionamento, pois pode ser uma oportunidade para agradeceres à empresa e aos colegas pela tua experiência de trabalho e demonstrar respeito e gratidão. Isto pode ser útil no futuro, se precisares de uma referência ou recomendação.
Como escrever uma carta de demissão
Ainda que a tua relação com as chefias seja excelente e o tema da tua demissão, seja abordado de forma transparente, é necessário que formalizes a tua intenção de cessar contrato. Por isso, ao escreveres uma carta de demissão, estás a comunicar formalmente a tua intenção de deixar o emprego atual.
A carta deve ser dirigida à tua entidade empregadora e deves usar um tom cordial. É também aconselhado que informes sobre a tua intenção de demissão o mais brevemente possível.
Escolhe o formato adequado
Decide qual o formato mais adequado: papel ou e-mail? Dependendo da cultura da empresa, pode ser mais apropriado entregar uma carta de demissão impressa pessoalmente, mas se trabalhas numa empresa onde a comunicação por e-mail é comum, enviar um e-mail pode ser a opção ideal.
Inclui as informações importantes
Deves incluir informações importantes, como a data de saída, agradecimentos à empresa e colegas de trabalho, e informações sobre como pretendes ajudar na transição.
Sê educado e positivo
Embora possa ser tentador expressar alguns descontentamentos, lembra-te que a tua carta de demissão é uma forma de deixar a empresa de maneira educada e positiva. Agradece a oportunidade que a empresa ofereceu e as experiências que adquiriste.
Ter uma atitude positiva e profissional pode ajudar a manter um bom relacionamento com a empresa e os teus colegas de trabalho.
Sê sucinto e claro
Não precisas de te alongar na carta, deves ser breve e claro quanto à tua intenção de sair e quando vai acontecer. Certifica-te que não será criada nenhuma confusão em relação à data de saída e outras informações importantes.
Faz a revisão
Antes de enviares a carta de demissão, faz a revisão do texto para garantir que não há erros ortográficos ou gramaticais. Lê várias vezes para teres certeza que não falta nenhum detalhe importante.
Que estrutura seguir para escrever uma carta de demissão
A carta de demissão é um documento oficial que não deve ultrapassar uma página. Assim, como em todas as cartas, é composta pelas secções do remetente e destinatário, saudação, corpo da carta, despedida e assinatura. No entanto, tem as suas próprias especificidades e é geralmente estruturada desta maneira:
Cabeçalho: coloca os teus dados pessoais como nome completo, endereço, número de telefone e endereço de e-mail;
Saudação: identifica o destinatário da carta e cumprimenta-o de forma respeitosa e formal;
Corpo da carta: é aqui que deves informar a tua intenção de cessar contrato. Deves colocar a data efetiva da tua saída.
Em seguida, podes agradecer à empresa e aos colegas de trabalho pela oportunidade de trabalhar na empresa e por qualquer experiência valiosa que tenhas adquirido. Este é o momento para expressar gratidão e mostrar respeito.
Se desejares, podes explicar brevemente os motivos da tua demissão. No entanto, não é obrigatório.
Podes, ainda, oferecer ajuda para garantir uma transição tranquila e eficiente, ajudar a treinar um substituto, concluir projetos em andamento ou fornecer informações adicionais que possam ser úteis para a empresa.
Despedida: Encerra a carta com uma declaração positiva e respeitosa, coloca a data atual e assina.