As inovações nas tecnologias da informação e das telecomunicações decorrem a um ritmo cada vez mais acelerado, levando à digitalização de quase todas as áreas da economia. É nesta era de constante evolução tecnológica que as empresas precisam de profissionais com competências digitais sólidas, capazes de se adaptar a uma nova linguagem e que estejam preparados para garantir o desenvolvimento qualificado neste novo contexto.
Esta capacidade de armazenar, enviar e manipular informações ocorre em todos os setores de atividade. Além disso, espelha-se na forma como entendemos o tempo, o trabalho, a sua organização, conceção, regulamentação e proteção.
Mas, então, de que competências estamos a falar? Descobre quais são e porque é que são importantes.
O que são competências digitais?
Como o próprio nome indica, são competências que devem ser desenvolvidas nas pessoas para que possam acompanhar a nova realidade da era da tecnologia e informação.
São habilidades e atitudes que permitem aos indivíduos ter maior facilidade em lidar com diferentes dispositivos, sistemas e plataformas digitais, dando-lhes também mais autonomia na utilização segura e crítica das tecnologias, seja em contexto de trabalho, seja na vida pessoal.
Isto significa que ter competências digitais vai muito além de saber utilizar um determinado programa. Há, de facto, uma componente de aquisição de conhecimentos, mas também de desenvolvimento de valores como a ética, a reflexão e o uso responsável dos dados, e ainda o domínio e cumprimento da regulamentação legal.
Em qualquer dos casos, são competências que podem ser trabalhadas e desenvolvidas por todas as pessoas, seja em que fase da carreira for, por via da formação profissional, por exemplo.
Porque é que são importantes no contexto de trabalho atual?
O sucesso de qualquer indústria está na capacidade de adaptação às demandas e tendências dos mercados. Por isso, as empresas que queiram seguir o ritmo do crescimento acelerado da nova realidade digital vão exigir profissionais mais capacitados e competentes neste domínio.
É nestes profissionais que elas depositam mais confiança no que respeita à facilidade de resolução de problemas, à otimização de custos, à melhor gestão de tempo e de recursos, ao aumento da criatividade e inovação e a uma gestão eficiente que garantam a evolução contínua do negócio.
Quais as competências digitais mais exigidas pelas empresas?
Agora que já sabes o que são e a importância destas competências, descobre quais são as mais procuradas pelos recrutadores.
1. Atendimento ao cliente
Com o advento do digital, o atendimento ao cliente já não é só feito presencialmente. A experiência do utilizador alargou-se aos canais digitais, como o site da marca, por exemplo.
Por isso, as empresas valorizam o domínio de ferramentas de assistência e de relacionamento com clientes.
2. Cibersegurança
Especialistas e profissionais com noções em cibersegurança são cada vez mais procurados pelas empresas. Isto porque, se por um lado, a Internet expandiu as oportunidades de comunicação e vendas para as empresas, também potenciou os ataques digitais.
É por isso que uma habilidade cada vez mais exigida pelos recrutadores está relacionada com a gestão da segurança cibernética.
3. Competências digitais: E-commerce
O desenho e gestão de lojas virtuais, inerentes à definição de estratégias de vendas online, são competências fundamentais para os negócios que proliferam em ambiente virtual.
Portanto, os talentos capazes de desenvolver este tipo de soluções tornam-se atrativos para as empresas.
4. Edição de imagem e vídeo
A produção de conteúdo é parte integrante da comunicação das marcas. Por isso, as habilidades audiovisuais e multimédia de um profissional desta área são essenciais para criar materiais que alimentem os canais de comunicação das empresas nos vários formatos. Devem também cumprir o objetivo principal de tornar os seus produtos e serviços mais apelativos para os clientes.
5. Gestão e armazenamento da informação
Para as empresas, informação é tudo. Cada vez mais, as estratégias de gestão são baseadas em perfis do mercado e no estudo do comportamento do consumidor. Por isso mesmo, a gestão, automatização e armazenamento de informação é tão importante.
6. Marketing digital
Talvez o marketing, enquanto ferramenta fundamental da gestão nas empresas, tenha sido das áreas que mais teve de se adaptar às novas rotinas dos consumidores no advento do digital.
A comunicação do produto, a logística do processo de compra, a definição da rede de vendas… todas essas dimensões são agora abordadas com uma sensibilidade diferente por comparação à do marketing tradicional.
É por isso que profissionais com noções de marketing digital são cada vez mais valorizados. Isto é ainda mais notório em casos específicos de gestão de plataformas online, redes sociais, sites e blogs ou até na coordenação do cumprimento de direitos de propriedade intelectual, licenças de utilização de conteúdo produzido por terceiros, entre outros.
7. Publicidade, posicionamento e motores de pesquisa
Entender como funciona um motor de busca, como o Google, por exemplo, é o primeiro passo. Assim, consegues definir estratégias que assegurem que determinados conteúdos ficam entre os primeiros resultados das pesquisas orgânicas. Este trabalho de posicionamento pressupõe um conhecimento sobre como usar as palavras-chave certas para classificar bem a empresa nos motores de pesquisa (SEO) e é fundamental para qualquer negócio que funcione no digital.
No caso da publicidade, pode ser feita através de banners num site ou com anúncios pagos nas redes sociais, por exemplo. As possibilidades são infinitas e estão em constante evolução, daí que profissionais com aptidões neste sentido sejam também reconhecidos pelos recrutadores.