12 de Setembro, 2023

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

12 de Setembro, 2023

As competências digitais mais procuradas no mercado de trabalho

As competências digitais mais procuradas no mercado de trabalho

mulher com computador a representar competências digitais
mulher com computador a representar competências digitais

No mundo contemporâneo, a digitalização está a transformar rapidamente a maneira como trabalhamos e interagimos com o mundo. O mercado de trabalho não é exceção e as competências digitais são cada vez mais decisivas para o sucesso profissional.

À medida que as empresas continuam a integrar novas tecnologias para melhorar as práticas nas suas áreas de atividade, os empregadores procuram profissionais com conhecimento de ferramentas digitais para desempenhar as funções necessárias.

Neste artigo, fica a saber o que são estas competências e quais as mais procuradas no mercado de trabalho, bem como estratégias para as desenvolver.

O que são competências digitais?

As competências digitais são um conjunto de aptidões que permitem às pessoas usar a tecnologia de forma eficaz e produtiva. Abrangem uma ampla gama de competências, desde a capacidade de lidar com diversos dispositivos, sistemas e plataformas digitais até à compreensão de conceitos fundamentais da tecnologia.

Porque são importantes no mercado de trabalho?

As competências digitais são essenciais no mercado de trabalho por várias razões, que são cada vez mais evidentes com a crescente digitalização da sociedade e da economia. Aqui estão algumas das principais razões para a importância destas competências:

  • Necessidade de adaptação: com a tecnologia em constante evolução, ter estas competências permite que os profissionais se adaptem rapidamente às mudanças tecnológicas introduzidas pelas empresas e que continuem a desempenhar as suas funções de maneira eficaz;
  • Eficiência e produtividade: podem melhorar a eficiência e a produtividade no local de trabalho, pois incluem a capacidade de usar software de produtividade, ferramentas de automação e sistemas de gestão de projetos;
  • Comunicação e colaboração: as tecnologias digitais desempenham um papel fundamental na comunicação e colaboração no local de trabalho.O uso de e-mail, mensagens instantâneas, videoconferências e plataformas de colaboração online, são fundamentais para trabalhar efetivamente com colegas e clientes;
  • Acesso a informações e recursos: a Internet é uma fonte vasta de informações e recursos. É importante que os profissionais a saibam usar e encontrem informações relevantes, façam pesquisas eficazes e acedam a recursos online para apoiar as suas tarefas;
  • Inovação e criatividade: a tecnologia abre oportunidades para a inovação e criatividade nos mais diversos setores. Pessoas com competências digitais são capazes de explorar novas ideias, desenvolver soluções criativas e aproveitar as últimas tendências tecnológicas

As 10 competências digitais mais procuradas no mercado de trabalho

A procura por estas competências reflete a rápida evolução do mercado de trabalho e tecnologia. À medida que as empresas adotam soluções digitais para otimizar operações e expandir os seus negócios, a necessidade de profissionais qualificados nestes campos aumenta. Além disso, a pandemia COVID-19 acelerou a transformação digital, tornando estas competências ainda mais críticas.

Conhece, a seguir, algumas das competências tecnológicas mais procuradas no mercado de trabalho.

1. Saber utilizar software de escritório

São vários os profissionais que utilizam ferramentas de software, como programas de processamento de texto e folhas de cálculo para comunicar e organizar o seu trabalho. Isto inclui programas de email projetados para maximizar recursos de armazenamento e pesquisa, organizar contatos e facilitar a colaboração. É comum utilizar-se um sistema de calendário online partilhado que permite aos profissionais agendar reuniões e encontros de equipa. Aprender a lidar com este tipo de software é uma prática essencial em muitas profissões.

2. Ter noções de marketing de redes sociais

Cada vez mais empresas usam as redes sociais para alcançar e interagir com o seu público. Desenvolver esta competência pode ajudar as empresas a expandir o alcance de uma marca e atrair mais clientes. Além disso, pode ajudar os profissionais a compreender o cliente, analisando avaliações, respondendo a perguntas sobre um produto e descobrindo os benefícios percebidos pela perspectiva do cliente.

3. Conhecimentos sobre tecnologia Cloud

Muitas empresas usam plataformas Cloud para recolher, armazenar e partilhar grandes quantidades de dados. Os sistemas de software em Cloud permitem que os utilizadores acedam a arquivos, colaborem e partilhem informações remotamente. Compreender como usar estas plataformas pode ajudar-te em várias áreas.

4. Possuir conhecimentos básicos de programação

A capacidade de programar é uma das competências digitais mais valorizadas atualmente. Linguagens de programação como Python, Java, e JavaScript são amplamente utilizadas numa variedade de setores. A programação permite a automação de tarefas, desenvolvimento de aplicativos e a análise de dados. Este conhecimento também pode ajudar-te a compreender tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial (IA) e realidade aumentada.

5. Compreender conceitos de e-commerce e marketing digital

As lojas online e comércio eletrónico são fontes importantes de receita para muitas empresas e organizações. Compreender os conceitos de e-commerce e marketing digital é importante para profissionais de design de software, experiência do utilizador, marketing e apoio ao cliente.

6. Analisar dados

A capacidade de recolher, organizar e analisar dados das mais diversas fontes de informação, pesquisas na internet incluídas, é crucial em muitas áreas.

7. Produzir conteúdos digitais

Saber criar conteúdos digitais, modificar, gerir e partilhar conteúdos digitais, recorrendo a diferentes ferramentas e plataformas digitais é uma vantagem para várias empresas.

8. Utilizar diferentes canais de comunicação

Num mercado de trabalho cada vez mais global, flexível e colaborativo, é importante conseguir comunicar com todos, seja por email, chat, comunidades, redes sociais e plataformas de videoconferência Também não podem ficar de fora as diversas ferramentas online vocacionadas para gerir tarefas colaborativas. Algumas empresas também podem usar software de videoconferência para facilitar sessões de formação e partilhar apresentações.

9. Saber gerir a reputação online

A internet faz parte da rotina de todos e, por isso, é normal e frequente as empresas pesquisarem online profissionais e candidatos. Assim, é preciso ter a noção da importância da identidade e reputação online, bem como saber gerir a presença online porque o conteúdo e as informações partilhadas podem influenciar opiniões.

10. Perceber os procedimentos que envolvem a cibersegurança

Com o aumento das ameaças informáticas, a segurança da informação tornou-se uma preocupação crítica. Competências na área da cibersegurança são essenciais.

Desenvolve as tuas competências digitais

Dependendo do teu objetivo, ao desenvolveres as competências digitais necessárias para a área profissional que pretendes, podes melhorar o teu desempenho no trabalho ou conseguir um novo emprego. Além do comprometimento e prática constante, estas são algumas das estratégias que podes adotar para as desenvolver:

  • Mantém-te atualizado, pois a tecnologia evolui rapidamente e, por isso, é importante continuares a aprender para te adaptares. Podes subscrever newsletters, blogs e podcasts relacionados com esta área para te manteres informado sobre as últimas tendências;
  • Procura formação certificada que inclua estas competências;
  • Participa em comunidades online, fóruns e grupos de discussão relacionados com as tuas competências de interesse. Isto vai permitir a partilha de conhecimentos e dúvidas, bem como networking;
  • Experimenta projetos práticos, ou seja, começa a trabalhar em projetos pessoais para praticar e desenvolver as tuas competências.

Em resumo, as competências digitais são fundamentais para te destacares no mercado de trabalho atual, independentemente da tua área de atuação. Estas não só melhoram a eficiência e produtividade, como também capacitam os profissionais a adaptarem-se às mudanças tecnológicas e a aproveitarem as oportunidades que a era digital oferece.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Conteúdo para quem tem talento

Conteúdo para quem tem talento

Reflexões sobre o que se passa no mercado de trabalho.
Reflexões sobre o que se passa no mercado de trabalho.
Mercado de Trabalho
Primeiro emprego: 7 estratégias para agarrares as oportunidades
Formação
Cursos com certificado: sabes quais são os mais valorizados
Desenvolvimento Pessoal
Como falar em público: 10 técnicas para seres bem-sucedido
Mãos de profissional em winemarketing a segurarem cachos de uvas.
Mercado de Trabalho
Especialista em winemarketing: como ser bem-sucedido?
Notícias
Talento honrada pelo 4º Ano Consecutivo com o Estatuto PME Líder
Desenvolvimento Pessoal
5 técnicas para desbloquear a criatividade
Formação
Queres dominar as tuas finanças pessoais? Este curso é para ti
Notícias
Contribui e faz a diferença!
Se gostas de trabalhar com crianças, temos três cursos de educação para te apresentar. Continua a ler para saberes mais.
Formação
Tens talento para crianças? Investe em cursos da área da educação
Mercado de Trabalho
10 passos para pedires o aumento salarial que mereces
equipa a gerir o stress no local de trabalho
Desenvolvimento Pessoal
7 técnicas para gerir o stress no local de trabalho
mulher com computador a representar competências digitais
Mercado de Trabalho
As competências digitais mais procuradas no mercado de trabalho
Mercado de Trabalho
Primeiro emprego: 7 estratégias para agarrares as oportunidades
Formação
Cursos com certificado: sabes quais são os mais valorizados
Desenvolvimento Pessoal
Como falar em público: 10 técnicas para seres bem-sucedido
Mãos de profissional em winemarketing a segurarem cachos de uvas.
Mercado de Trabalho
Especialista em winemarketing: como ser bem-sucedido?

Cursos Talento

Cursos Talento

A Talento oferece um leque diversificado de cursos em diferentes áreas.
A Talento oferece um leque diversificado de cursos em diferentes áreas.
Online, ao teu ritmo
Formação Modular para Conclusão de 12º Ano
0
0
assistente de contabilidade a fazer cálculos
Pós-Laboral
Curso de Assistente de Contabilidade, Fiscalidade e Gestão Administ...
14 Módulos
93 Horas
auxiliar de medicina dentária a prestar assistência durante consulta
Pós-Laboral
Curso de Auxiliar de Medicina Dentária
11 Módulos
78 Horas
auxiliar de educação infantil rodeada de crianças
Pós-Laboral
Curso de Auxiliar de Educação de Infância
13 Módulos
75 Horas
auxiliar de educação especial sentada junto de criança com tablet
Pós-Laboral
Curso de Formação em Educação Especial
8 Módulos
78 Horas
Pós-Laboral
Curso de Auxiliar de Ação Educativa
13 Módulos
400 Horas
auxiliar de saúde e geriatria a prestar assistência a uma pessoa idosa
Pós-Laboral
Curso de Auxiliar de Saúde e Geriatria
12 Módulos
78 Horas
Pós-Laboral
Curso de Formação em Cuidados Paliativos
3 Módulos
40 Horas
auxiliar de veterinária a prestar cuidados a um cão
Pós-Laboral
Curso de Auxiliar de Medicina Veterinária
17 Módulos
90 Horas
oranizadora de eventos a finalizar detalhes de festa de casamento
Pós-Laboral
Curso de Organização de Eventos com Wedding Planner
9 Módulos
72 Horas
Rececionista de hotel a receber hóspede
Pós-Laboral
Curso de Rececionista de Hotel e de Alojamentos Turísticos
12 Módulos
78 Horas
Pós-Laboral
Curso de Gestão Administrativa e de Recursos Humanos
8 Módulos
90 Horas
Online, ao teu ritmo
Formação Modular para Conclusão de 12º Ano
0
0
assistente de contabilidade a fazer cálculos
Pós-Laboral
Curso de Assistente de Contabilidade, Fiscalidade e Gestão Administ...
14 Módulos
93 Horas
auxiliar de medicina dentária a prestar assistência durante consulta
Pós-Laboral
Curso de Auxiliar de Medicina Dentária
11 Módulos
78 Horas
auxiliar de educação infantil rodeada de crianças
Pós-Laboral
Curso de Auxiliar de Educação de Infância
13 Módulos
75 Horas

Parceiros

Temos do nosso lado parceiros que nos acompanham na missão de desenvolver talentos e de criar impacto positivo na vida das pessoas.

Juntos concretizamos sonhos

Partilhamos dos mesmos valores que as empresas e instituições com quem colaboramos e em quem confiamos para ajudar os nossos formandos a alcançar todo o seu potencial.

Juntos geramos valor

Ajudamos as empresas a promover os seus programas de estágio curricular e a encontrar profissionais qualificados e dedicados, criando valor para ambos.

Juntos apoiamos talentos

Com a colaboração dos nossos parceiros, oferecemos aos formandos da Talento vantagens exclusivas, como descontos e outros benefícios.

Formulário Testemunho

Temos muito orgulho em partilhar os testemunhos dos nossos formandos e parceiros. Conta-nos a tua experiência com a Talento
Orientação Pedagógica
Ainda não sabes que caminho queres seguir?
Conversa com um dos nossos orientadores pedagógicos para ajudar a desbloquear o teu futuro
Vantagens e benefícios
Conhece as vantagens de ser nosso formando
Além da integração em programas de estágio curricular, alguns dos nossos parceiros oferecem descontos ou outros benefícios aos formandos da Talento
Ser Parceiro
A tua organização procura talento?
Ajudamos as empresas a promover os seus programas de estágio curricular e a encontrar profissionais qualificados e dedicados
Formulário
A tua opinião importa
Temos muito orgulho em partilhar os testemunhos dos nossos formandos e parceiros. Conta-nos a tua experiência com a Talento
Venha formar talentos
Trabalha connosco, sê um dos nossos formadores
Faz parte da nossa equipa. Na Talento, o teu potencial e competências como formador são valorizados e incentivados
Onde Estamos
A Talento está sempre perto de ti
Com formação em várias cidades do país para poderes tirar partido de toda a aprendizagem e recursos que os nossos cursos oferecem
Redes Sociais
Acompanha as nossas redes para saber sempre mais
Segue os nossos perfis e recebe diariamente informação e dicas úteis que vão criar um impacto positivo na tua carreira

Área do Aluno

Entra na tua área reservada para aceder aos materiais e atividades pedagógicas online

Está quase!

Segue as instruções para efetuar o pagamento na nova janela e termina a tua inscrição.
Quando o pagamento estiver concluído, receberás mais informações no teu email.