O mundo atual está em constante transformação, impulsionado pela tecnologia e aparecimento de novas profissões. Perante este cenário dinâmico, o regresso às aulas é essencial para que os profissionais possam acompanhar as necessidades e o aumento da concorrência no mercado de trabalho. É, assim, imperativo o foco na qualificação e requalificação.
No entanto, muitas pessoas com mais de 35 anos, que interromperam os seus estudos há pelo menos 10 anos, podem sentir-se inseguras ao considerar voltar a estudar. Se este é o teu caso, a Talento pode ajudar-te a tornar este processo mais fácil e orientado para o sucesso.
O porquê do regresso às aulas depois dos 35 anos
Seja qual for a tua situação em relação ao emprego ou profissão, voltar à sala de aula depois dos 35 anos – ou mais – pode melhorar as tuas oportunidades de carreira, bem como aumentar a tua satisfação no trabalho.
Continuar a tua formação como adulto vai permitir-te atualizar as competências já adquiridas – upskill – ou adquirir novas competências – reskill – para te manteres relevante na tua área ou mudares de carreira. Além disso, estarás em vantagem em relação aos profissionais mais jovens, pois já possuis uma valiosa experiência de vida que pode ser aplicada praticamente em qualquer área de atividade.
As diferenças entre upskill e reskill
Fala-se de upskill quando um profissional faz uma atualização das competências que já tem e, dessa forma, vai melhorar o seu desempenho na função atual, potenciando o seu avanço na carreira.
O reskill refere-se à requalificação e envolve a aprendizagem de novas competências, ou seja, diferentes das já existentes e que podem estar relacionadas com a função atual do profissional. No entanto, estas competências podem, por vezes, estar direcionadas para outra área profissional.
Resumidamente, a diferença entre upskill e reskill é o resultado. Os processos são semelhantes na medida em que têm por base a expansão de conhecimentos dos profissionais, mas diferem na natureza das competências e na finalidade da aprendizagem.
Os desafios de voltar à sala de aula
Os profissionais que interromperam os estudos por um longo período podem enfrentar alguns desafios no regresso às aulas. Estes desafios podem ser, por exemplo, um sentimento de desatualização em relação às novas tecnologias, mudanças nas práticas laborais e até mesmo alterações em relação às necessidades do mercado de trabalho.
Podem ainda surgir algumas preocupações em relação à capacidade de adaptação ao ambiente formativo, como lidar com a carga de estudos, conciliar responsabilidades pessoais e profissionais e integração com colegas mais jovens.
Por todas as razões referidas acima, é normal que sintas alguma insegurança e incerteza quanto à ideia de voltar a estudar. Por isso, a orientação adequada e o apoio especializado são cruciais para encontrares o caminho e o curso indicado para ti e para o teu talento.
Como a Talento te pode ajudar no regresso às aulas
Voltar a estudar após uma pausa de 10 anos pode ser assustador, mas a Talento está aqui para te ajudar a encontrar o melhor caminho e curso para impulsionar a tua carreira.
Com uma larga experiência na orientação pedagógica e capacitação de profissionais em qualquer fase da vida, a Talento conta com uma equipa qualificada para te auxiliar em todas as etapas do processo, através de uma abordagem personalizada que considera a tua experiência prévia e objetivos individuais.
Além de uma vasta oferta de cursos certificados nas mais diversas áreas, tens também disponível orientação pedagógica com aconselhamento profissional e personalizado para que tomes a melhor decisão quanto à área de formação a seguir.
A metodologia 360º utilizada pela Talento vai dar-te, assim, o apoio inicial e personalizado na escolha do curso certo até à integração no estágio curricular.
Se estás à procura de um novo rumo profissional ou pretendes atualizar os teus conhecimentos, conhece a oferta formativa aqui e embarca nesta jornada de aprendizagem contínua com a Talento ao teu lado.
De salientar que, ao frequentares um curso profissional da Talento, terás também acesso ao Curso RH+ Valor –Programa de Inteligência Emocional e Competências Sociais e, com o bom aproveitamento nos dois cursos, no final terás dois certificados, potenciando ainda mais o teu currículo.