Qual é o papel da tua função na Talento e como contribuis para o sucesso da formação dos alunos?
Como Provedora do Formando, a minha principal missão principal é defender e promover os direitos e os interesses legítimos dos nossos formandos, através de uma atuação independente, imparcial e confidencial. O sucesso do percurso formativo dos nossos formandos é fruto de um acompanhamento constante e singular.
Acompanhar o percurso dos nossos formandos desde a fase inicial da Orientação Pedagógica é essencial. Ou seja, desde o momento da inscrição até à certificação dos nossos formandos há um caminho diferenciado com o envolvimento dos diferentes departamentos da nossa equipa ao qual é necessário me inteirar.
A disponibilidade para ouvir, encaminhar e intervir – quando necessário – prende-se com um dos propósitos da minha função para promover a equidade e singularidade da nossa instituição. É um papel exercido com autonomia e imparcialidade para garantir que todas as partes são tratadas de forma justa e conforme.
O diálogo construtivo, o respeito mútuo e a transparência são fundamentais para criar um ambiente saudável e, concludentemente, para que todos os elementos se sintam parte integrante da comunidade Talento.
Quais são os maiores desafios que enfrentas no teu dia a dia ao gerir a parte administrativa e o suporte aos formandos?
O percurso formativo dos nossos formandos é muito amplo, diversificado, mas sobretudo completo. Predispomos de normas e procedimentos complexos, minuciosamente elaborados, para garantir que todas as etapas são corretamente estabelecidas. Este é, sem dúvida, um dos maiores desafios no meu dia-a-dia: assegurar a integridade de todos os procedimentos para um número significativo de formandos que acompanhamos.
Ao longo deste caminho, cada etapa é cuidadosamente estruturada com base em normas e procedimentos rigorosos, elaborados com detalhe e exigência, para garantir a máxima qualidade e transparência em todo o processo.
O meu dia-a-dia é desafiante e exigente, requer rigor, capacidade de organização e sentido de responsabilidade, mas extremamente gratificante atendendo ao impacto positivo e diferenciador que criamos nos nossos formandos.
O que consideras ser a chave para manter uma comunicação eficaz e garantir que as necessidades dos formandos sejam atendidas com qualidade?
É imprescindível manter dois princípios basilares: uma escuta ativa e o foco na solução de qualquer questão apresentada. A Talento tem, como principal preocupação, a satisfação generalizada dos nossos formandos e, neste seguimento, é fundamental escutar com empatia, comunicar com clareza e agir com congruência.
A comunicação com inteligência emocional é essencial, garante que as necessidades dos nossos formandos são apreciadas com mérito e excelência. Saber ouvir com a devida atenção e uma leitura assertiva do contexto, permite-nos compreender as dúvidas, dificuldades e expectativas dos nossos formandos. Não nos podemos esquecer que “cada caso é um caso” ou seja, cada situação é avaliada e tratada de forma única e é necessário adaptar a abordagem ou solução de acordo com as características específicas de cada situação.
A forma como a informação é transmitida deve ser clara e objetiva para a compreensão das soluções e mitigação de qualquer problema. Assim, a Talento distingue-se ainda por predispor de uma comunicação consistente e transparente ao longo da jornada formativa dos nossos formandos seja através de comunicações constantes bem como pela presença intrínseca do Regulamento da Atividade Formativa.
Talento Talks com Sara Pires – Provedora do Formando e Técnica de Apoio à Gestão da Talento