Vivemos na era do digital e a internet faz parte da rotina diária de todos ou de quase todos. Além disso, é também uma ferramenta de trabalho em todo o mundo. É, por isso, importante, para candidatos e empresas, ter alguns cuidados para garantir uma reputação online positiva.
Enquanto candidato, deves saber gerir a tua presença online porque já são várias as empresas a pesquisar candidatos nas redes sociais. Assim, o conteúdo que partilhas pode influenciar opiniões e fazer a diferença entre ser escolhido ou não para uma vaga de emprego.
Por outro lado, já não são só os consumidores a pesquisar empresas na Internet pelos seus serviços e produtos. Há também candidatos que pesquisam empresas para conhecer melhor o ambiente de trabalho, cultura da empresa, formação que oferece, oportunidades de progressão na carreira, entre outras características.
Portanto, quer para uns ou para outros, é crucial seguir uma estratégia inteligente no que à presença digital diz respeito.
A reputação online é importante para os candidatos…
A reputação online refere-se à perceção pública de uma pessoa ou empresa na internet, que pode ser negativa ou positiva. Neste caso, vamos dizer-te o que podes fazer para uma boa gestão da tua presença online enquanto candidato.
Aposta num perfil profissional
O LinkedIn continua a ser a rede profissional de eleição e, por isso, é importante que tenhas o teu perfil atualizado sobre a tua formação e que partilhes conteúdos relacionados com a tua área profissional e que revelem as tuas características e competências profissionais.
A tua foto de perfil deve ser uma versão do teu eu profissional, bem como o teu resumo deve refletir como pretendes que os outros te vejam, ou seja, deves apresentar-te, descrever os teus interesses profissionais e falar do que te motiva profissionalmente.
Mantém outras redes sociais
Não desapareças do Facebook ou do Instagram, pois estes perfis também são importantes para uma presença digital positiva. Deves apenas ter cuidado com o que publicas. Evita partilhar conteúdo polémico ou informações falsas.
Cuidado com o conteúdo demasiado pessoal e familiar, há fotografias que podem ser mal interpretadas, por exemplo.
Pesquisa o teu nome online
Coloca o teu nome e vê que publicações e dados surgem. Se alguma coisa for menos conveniente, tenta perceber como podes fazer para apagar ou ocultar essa informação.
Verifica as definições de privacidade
Atualiza as definições de privacidade de forma a que, quando partilhares alguma coisa nas redes sociais, não seja automaticamente informação pública. Depois, se pretenderes que seja público, podes alterar as definições de privacidade.
Faz uma limpeza geral às tuas contas nas redes sociais
As redes sociais são uma boa forma de as empresas conhecerem os candidatos e as suas características pessoais antes de uma entrevista. Por isso, passa a pente fino as tuas publicações e fotografias mais antigas que possam dar uma imagem errada de ti.
… e para as empresas
Atualmente, já não são só as empresas a pesquisar candidatos online. A informação disponível num anúncio de emprego já não é suficiente por si só, pois os candidatos querem saber mais sobre a cultura organizacional antes de se candidatarem a uma vaga.
Por isso, procuram saber mais sobre as empresas através da sua presença digital, pesquisando as páginas oficiais na Internet, redes sociais e até atuais e antigos profissionais da empresa.
Assim sendo, qualquer empresa e marca que queira captar e reter talento, deve também ter como preocupação a sua reputação online. Além de dedicar tempo às suas redes sociais e fazer com que estas transmitam a cultura organizacional, as empresas devem também estar a par do que se diz sobre elas no universo digital, uma vez que pode influenciar a forma como é percebida pelos candidatos (e potenciais clientes).
Nesta era digital, já não são só os recrutadores que procuram saber mais sobre os candidatos, tal como não são apenas os consumidores que estão atentos à imagem das empresas e marcas. Por isso, a reputação online é um fator determinante que deve ser tido em conta, tanto pelos candidatos num processo de recrutamento, como pelas empresas.