Um bom currículo é essencial para qualquer candidato, pois este é, na maioria das vezes, o primeiro contacto do profissional com as empresas. Melhorar o teu currículo é, por isso, uma forma de melhorar a tua apresentação aos olhos de um recrutador.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a concorrência é grande na hora de te candidatares a um novo emprego. Assim, dar atenção ao teu currículo pode fazer a diferença na seleção para uma entrevista de emprego.
No entanto, antes de passar o teu CV ao “papel”, é importante saber o que as empresas querem e adaptar o teu currículo ao mercado de trabalho. Ou seja, a construção do teu currículo começa em ti.
Se estás a pensar mudar de carreira, deverás procurar adquirir novas competências para a reconversão profissional. Se pretendes manter-te na mesma área de atividade, o teu foco deve estar na consolidação e atualização dos teus conhecimentos.
Assim, o currículo funciona como um cartão de visita porque é através dele que vais dar a conhecer a tua experiência profissional, formação e competências técnicas e sociais. Mas como resumir toda esta informação, destacando os dados mais importantes? É fácil, vê as dicas que apresentamos a seguir.
7 dicas essenciais para melhorar o teu currículo já
Criar um bom currículo pode parecer complicado, mas não é impossível. A perfeição está nos detalhes e deves lembrar-te sempre que este é um documento que te vai apresentar aos potenciais empregadores.
Neste documento devem constar as informações mais relevantes do teu percurso profissional, formação e capacidades técnicas, bem como características da tua personalidade. O objetivo é evidenciar os teus pontos fortes e a aptidão para o desempenho da função a que te estás a candidatar.
Independentemente da estrutura que escolhas para o teu currículo, há, no mínimo, sete ideias que deves ter em mente na hora de o redigir.
1. Simplificar é a palavra de ordem
Um bom currículo deve ser curto e objetivo para “agarrar” os recrutadores nos primeiros segundos. São analisadas centenas de currículos por dia e, se o teu for extenso, o mais provável é acabar por ser posto de lado.
Uma ou duas páginas são suficientes. Faz um esforço para que as informações mais importantes estejam todas presentes, dando maior destaque àquelas que, na tua opinião, tenham a ver com a empresa.
Usa listas para apresentar a informação e esquece os parágrafos longos e descritivos.
2. Mostrar motivação
As empresas procuram candidatos que se identifiquem com a sua marca, logo é importante que faças referência ao que te levou a candidatar a esta e não a outra empresa.
Assim, inclui no teu currículo um resumo de experiências profissionais que sejam uma mais-valia para essa empresa.
3. Estruturar informação
Melhorar o teu currículo passa também pela forma como estruturas a informação. Começa com um sumário dos aspetos profissionais relacionados com a função a que te candidatas.
Depois, podes colocar o teu percurso profissional, listando as funções desempenhadas (das mais recentes para as mais antigas) e indicando, por exemplo, os conhecimentos técnicos necessários ou as ferramentas tecnológicas utilizadas para as desempenhar.
4. Destacar competências técnicas e sociais
É necessário, claro, que destaques as competências técnicas que tens para desempenhar a função a que te candidatas. Mas há cada vez mais empresas a procurar candidatos que, além dos conhecimentos técnicos, dominem também determinadas competências sociais. Capacidade de análise, trabalho em equipa e inteligência emocional são algumas das mais valorizadas.
5. Investir na formação
Além da formação académica ou habilitações literárias, deves colocar também ações de formação profissional ou cursos de especialização. Isto demonstra que tens consciência da importância da aprendizagem ao longo da vida ativa para o mercado de trabalho atual.
Os recrutadores valorizam este tipo de formação, pois capacita os profissionais com novas ferramentas de trabalho, promove a atualização de conhecimentos já adquiridos e, em alguns casos, contribui para o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores, nomeadamente ao nível das competências sociais.
6. Ter cuidado com a formatação e estilo
Para melhorar o teu currículo visualmente, não precisas de tirar um curso de design. Basta ter atenção ao tipo de letra – escolhe as mais clássicas e profissionais, como a Arial ou a Times New Roman, por exemplo -, usar um fundo claro, letras escuras e recorrer ao negrito apenas nos títulos e subtítulos.
No entanto, se tiveres dificuldade, faz uma pesquisa na internet por plataformas com modelos gratuitos que poderás usar e personalizar. Sempre que possível, dá-lhe o teu cunho pessoal acrescentando um toque de criatividade.
7. Rever o texto e estar atento a eventuais erros ortográficos
Apresentar um currículo com erros gramaticais e ortográficos é a pior impressão que podes causar a um recrutador. Vais passar uma imagem de desleixo e falta de atenção aos pormenores.
Além de ler e reler o teu CV em voz alta, pede também a um ou dois amigos para o fazerem e procurarem erros. Lembra-te que o CV é o teu cartão de visita e não há segundas oportunidades para causar uma primeira boa impressão.