A tua formação enquanto profissional é um processo em construção permanente. Muito para lá do que aprendes no início da carreira, é necessário ir atualizando conhecimentos e adquirindo novas competências.
A formação contínua permite aos profissionais acompanhar as tendências do mercado e manter um alto nível de empregabilidade. Pode acontecer por iniciativa individual, mas também deve ser promovida dentro das empresas. Porquê? Porque traz vantagens para todos.
O que é a formação contínua?
A formação contínua é aquela que se faz ao longo do percurso profissional. É pensada para quem já está inserido no mercado de trabalho e tem como objetivo desenvolver ou atualizar competências técnicas e sociais.
A formação contínua serve para ajudar os profissionais de todas as áreas a adaptarem-se às mudanças naturais do mercado de trabalho. Além de promover a familiarização com as novas tecnologias e melhorar a empregabilidade dos profissionais, permite também dar resposta às alterações ao funcionamento das organizacões.
Esta é, ainda, uma obrigação legal das empresas, que devem assegurar um plano de formação contínua aos seus colaboradores.
A formação contínua é um bom investimento para os profissionais…
É hoje senso comum que o que se aprende na formação inicial rapidamente se desatualiza e perde valor no mercado de trabalho. A formação contínua é a resposta para um mercado em constante mudança.
Investir na formação é garantir que o teu currículo nunca deixa de ser interessante para os empregadores. Este processo, contudo, não tem de se limitar ao conhecimento técnico. Pelo contrário. A formação contínua só tem a ganhar se dedicar também algum espaço ao desenvolvimento pessoal.
A inteligência emocional, a capacidade de gerir conflitos ou de resolver problemas são algumas competências sociais (também conhecidas como soft skills) transversais a todas as áreas profissionais. Trabalhar estas competências permite abrir portas a uma progressão na carreira e deixa-te mais preparado para assumir cargos de gestão e liderança.
… mas também para as empresas
Apesar de ser voltada para o indivíduo enquanto profissional, a formação contínua também é um excelente investimento para as empresas. Colaboradores atualizados e com mais e melhores competências aumentam a produtividade da empresa e ajudam o negócio a manter-se relevante e competitivo, face à concorrência.
Além disso, a oferta de uma formação de qualidade torna uma empresa mais atrativa. Os profissionais conhecem bem a necessidade de atualizar competências ao longo da carreira e procuram uma entidade empregadora que os acolha e encare o seu talento como uma construção permanente.
Garantir que cada um tem o plano de formação contínua que mais o valoriza, promovendo o desenvolvimento pessoal e a progressão na carreira, ajuda a manter as equipas motivadas e comprometidas com o sucesso do negócio.
As empresas têm, aliás, a obrigação legal de garantir um plano de formação contínua aos colaboradores, tal como previsto no Código de Trabalho (artigo 131.º). Cada colaborador tem direito a, pelo menos, 40 horas anuais de formação que é, normalmente, organizada pela empresa. Em alguns casos, esse tempo também pode ser usado pelo profissional para frequentar formação por sua própria iniciativa.
A Talento é o teu parceiro de formação
Se procuras uma entidade de formação profissional (quer sejas uma empresa ou um profissional), a Talento é o parceiro ideal.
A formação contínua a que as empresas estão obrigadas pode ser desenvolvida pelo próprio empregador ou por uma entidade formadora certificada para o efeito, como a Talento. No final, é emitido um certificado e a formação fica no registo individual de competências do profissional.
Para desenhar e implementar um plano de formação contínua adequado às necessidades dos colaboradores da tua empresa, podes contar com os nossos serviços. Os catálogos já preparados e os anos de experiência consolidada facilitam o processo e dão garantia de bons resultados.
Se és um profissional e procuras formação por tua iniciativa, na Talento encontras uma ampla oferta de cursos certificados, em regime presencial ou à distância.