O LinkedIn é maior rede profissional digital: nela estão registados mais de 300 milhões de membros ativos todos os meses e cerca de 55 milhões de organizações. É uma rede social de referência profissional e um enorme portal de vagas de emprego, sendo cada vez mais usada por recrutadores. Por tudo isto, ter um perfil do Linkedin é ter uma excelente ferramenta para quem está ativamente a procurar trabalho.
Mas não basta estares lá. Para poderes tirar o maior partido de todas as possibilidades existentes, não é suficiente usares o teu perfil como uma versão digital do currículo. Deves pensar na plataforma como uma montra do teu marketing pessoal para o mercado profissional e usá-la com estratégia. Isto quer dizer que, para potenciares a tua visibilidade e te destacares nesta rede, a aposta deve ser num perfil campeão.
O que é um perfil do Linkedin campeão?
É aquele que cumpre todos os requisitos obrigatórios determinados pelo LinkedIn, estando, por isso, em vantagem para alcançar um maior público e a ter maior visibilidade perante qualquer pesquisa.
A classificação de “perfil campeão” –e a consequente distinção entre aqueles com apresentações mais e menos completas na hierarquia de pesquisas –foi implementada pelo Linkedin com o intuito de motivar os utilizadores a detalharem as suas contas com informações essenciais que permitem ao motor de busca encontrar e exibir os melhores perfis.
No fundo, se o teu perfil não estiver completamente preenchido, está condenado a ser exibido menos vezes e a ser preterido face a outros, deixando-te de fora na oferta de oportunidades.
Requisitos para um perfil campeão no Linkedin
Para garantires que te destacas nesta rede profissional, toma nota do que deves considerar quando estiveres a completar o teu perfil.
1. Fotografia
Segundo o próprio Linkedin, 80% das pessoas desconsideram perfis sem fotografia. Todos querem associar uma cara a um nome e construir uma primeira impressão através da imagem. Por isso mesmo, é aconselhável que optes por uma fotografia recente, que dê enfoque ao rosto e que reflita o modo como habitualmente te apresentas no mundo corporativo (em termos de roupa, postura, expressão facial, entre outros).
2. Título
Utiliza este campo para descrever, através de palavras-chave, as áreas da tua especialidade. Isto vai ajudar a que os recrutadores te encontrem mais facilmente. Não te foques tanto em escrever o cargo que possuis em determinada empresa, mas sim em mostrar a tua área de negócio.
Uma dica importante: para quem está à procura de uma oportunidade de emprego, pode ser útil colocar o cargo que ambiciona ocupar.
3. Sobre
Aproveita este espaço de 2 000 caracteres para descrever as tuas motivações e ambições, áreas de especialização e o que podes oferecer, principais resultados e competências interpessoais.
4. Experiência profissional
Conta o teu percurso profissional de uma maneira sucinta, dinâmica e com uma linguagem acessível, procurando ressalvar as tuas conquistas.
Indica as empresas onde estiveste, os cargos que ocupaste e por quanto tempo e descreve as atividades pelas quais és ou foste responsável.
Para tornar esta secção mais atrativa podes recorrer a vídeos, apresentações, ligações para artigos ou outros materiais.
5. Localização e setor de mercado
Personaliza o teu perfil, indicando o país, estado e região em que resides, assim como o segmento de mercado em que és especializado ou em que pretendes vir a trabalhar.
6. Competências
Identifica uma lista de habilidades e áreas de especialização em que te destaques e que podem ser relevantes para a função que queres ocupar. Seleciona aquelas que mais te caracterizam, já que isso atrai a recomendação de colegas ou outros profissionais com os quais já tenhas trabalhado.
Esta validação de competências, interpessoais e técnicas, é bastante importante e dá força ao teu perfil.
7. Formação académica
Nesta secção deves indicar as tuas formações e cursos de especialização. É recomendável que coloques informação relativa aos cursos e instituições de ensino, desde que sejam relevantes para o teu setor de atividade.
Por norma, isto exclui detalhes sobre o ensino secundário e o percurso que o antecedeu, a menos que se trate de formação técnica útil para a tua especialização.