O enoturismo tem ganhado, nos últimos anos, um reconhecimento e expressão crescentes em Portugal. O processo produtivo do vinho, dos seus aromas e sabores, cativa e envolve o visitante na cultura vinícola, de tal forma que o turismo vínico se tornou uma tendência em pleno crescimento. E é precisamente para potenciar, ainda mais e de forma integrada, esta atividade que o winemarketing (também chamado de marketing aplicado aos vinhos) se tem desenvolvido. É esta corrente que tem assumido um papel preponderante no posicionamento dos vinhos, quer a nível nacional como no estrangeiro.
Por ser uma área com claro potencial e em franca expansão, o winemarketing tem atraído muitos profissionais de marcas portuguesas de vinhos que procuram adaptar a sua abordagem no sentido de encontrarem um posicionamento de criação de valor diferenciado, para um mercado cada vez mais internacional e exigente.
De que forma o fazem, então? Quais as suas funções e quais as competências mais importantes para a garantia de sucesso? Quão fundamental é a sua formação e a especialização nestas áreas?
Descobre mais sobre o negócio dos vinhos e de que forma podes ajudar a criar marcas fortes e com personalidade estratégica.
Quais as principais funções de um profissional de winemarketing?
O profissional de winemarketing é um especialista com competências de gestão de marca e política de preços, de gestão de canais de distribuição e internacionalização, bem como de comunicação, técnicas de vendas e gestão de serviços relacionados com o enoturismo e o mercado dos vinhos.
É alguém com conhecimentos fundamentais de marketing aplicados à área vinícola, incluindo o setor do enoturismo, a produção vitivinícola e a vitivinicultura, e é responsável pelo desenvolvimento de estratégias que tenham em consideração as especificidades deste produto e as exigências do seu público-alvo.
Qual a importância da formação para trabalhar nesta área?
O vinho é embaixador de cultura e depositário da história de um país. No caso de Portugal, constitui um dos produtos nacionais com maior sucesso nos mercados globais e, ano após ano, regista um crescimento no volume de exportações.
Por tudo isto, as marcas de vinhos – portuguesas e não só, entendem que comunicar bem o seu produto não é apenas uma opção estratégica, mas sim uma extensão das suas missões. Por conseguinte, dão cada vez mais importância a um planeamento de excelência no que respeita às áreas de gestão, como o marketing.
Isto significa que os profissionais que demonstrem conhecimentos especializados e competências inovadoras e diferenciadas, e que sejam capazes de enquadrar o negócio dos vinhos numa lógica de competitividade global, são a chave para o sucesso do negócio.
E por que motivo a formação nesta área é fundamental? Precisamente porque capacita estes profissionais em domínios como:
1. A cultura do vinho
Através da formação, o saber sobre as principais vertentes que constroem a cultura do vinho aumenta e consolida-se. Há, portanto, toda uma aprendizagem sobre conceitos básicos relacionados com a produção, a vinha, as variedades de uva e as técnicas de cultivo, fermentação, armazenagem e transporte.
2. O vocabulário técnico
As especificidades deste setor acarretam um jargão também ele muito específico. Por isso, para se dominar a atividade, é preciso conhecer o vocabulário utilizado na produção de vinho, no processo de envelhecimento ou na prova.
3. O enoturismo
A formação facilita a aquisição de um conhecimento transversal do conceito de enoturismo e atividades ligadas ao setor vínico. Além disso, aprendes sobre o perfil e motivações do enoturista.
4. As tendências de mercado
Perceber a importância do setor vínico na economia, quais os mercados com maior procura, quais as estratégias de negócio mais bem-sucedidas na indústria ou de que forma o comportamento do consumidor está a influenciar a oferta de vinhos são apenas alguns dos aspetos mais importantes a considerar.
Explorar, com detalhe e em profundidade, estas e outras variáveis é potenciado pela reflexão partilhada que um ambiente de formação providencia.
5. A política de comunicação
Saber implementar uma política de comunicação e atendimento pré e pós-venda adequada à tipologia de clientes do setor vínico, bem como pensar a gestão estratégica de marcas de vinhos ou o planeamento e organização de eventos vínicos são determinantes para a promoção destes produtos.
Em última instância, será uma estratégia de comunicação eficaz que ditará grande parte do sucesso do negócio.
Entra no mundo do winemarketing e enoturismo com a Talento
A Talento é uma entidade formadora certificada com oferta formativa em várias áreas. O winemarketing e enoturismo é uma delas e só precisas de ter 9.º ano de escolaridade e 18 anos de idade. Se ainda não fores maior de idade, podes frequentar o curso a partir dos 16 anos com autorização do encarregado de educação.
Com o Curso de Enoturismo e Wine Marketing da Talento vais conhecer tudo sobre a Cultura do Vinho e sobre o Enoturismo em Portugal. Vais poder trabalhar como profissional de informação e promoção turística ou do setor vinícola, gestor de projetos em organizações de turismo, organizador de feiras, viagens e outros eventos, entre outros.
Se tens interesse pelas regiões vitivinícolas, se queres saber mais sobre a prova organolética e a importância do copo e se tens curiosidade sobre temas como a enogastronomia, então tens também disponível o curso de Winemaster. Neste curso, encontras uma excelente oportunidade para explorares o teu talento com formadores experientes na área.
Além disso, como formando da Talento, conseguirás dois certificados: a certificação das competências técnicas adquiridas na formação e a certificação das tuas competências interpessoais, pois terás acesso, em regime de e-learning, ao Curso RH+ Valor – Programa de Inteligência Emocional e Competências Sociais. Assim potencias ainda mais o teu talento.