Voltar a estudar pode parecer-te um grande desafio, mas fica a saber que nunca é tarde para recomeçar e ser bem-sucedido. Este regresso reveste-se ainda de maior importância se precisares de terminar o secundário.
Em Portugal, a escolaridade obrigatória começa aos seis anos de idade e vai até aos 18 anos. Isto significa que todos os jovens portugueses devem frequentar a escola até pelo menos completarem o ensino secundário. Ou seja, a escolaridade obrigatória pode terminar com a obtenção do diploma de curso que confere o 12.º ano ou, independentemente do ano ou da obtenção, ou não de diploma, no momento em que o aluno completar os 18 anos, cumprindo assim o período obrigatório de frequência escolar.
Isto seria simples se o 12.º ano não fosse um dos requisitos mínimos pedido por muitos empregadores ou recrutadores. Além disso, terminar o ensino secundário é um requisito fundamental para aqueles que desejam continuar os seus estudos numa instituição de ensino superior. Por isso, sejam qual for os teus planos, se tens mais de 18 anos e não terminaste o secundário, fica a conhecer algumas opções que podes seguir para o concluir.
Que opções existem para voltar a estudar?
Há várias opções disponíveis para voltares a estudar e concluir o ensino secundário, mas deves ter em conta a que melhor se adequa às tuas necessidades e objetivos. A seguir podes conferir algumas dessas opções.
1. Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Os EFA são cursos para adultos que não concluíram o ensino secundário e que desejam obter uma qualificação equivalente. Estes cursos são gratuitos e podem ser frequentados em horário pós-laboral, permitindo que os alunos conciliem estudo e trabalho. Os EFA estão disponíveis em escolas públicas, privadas e centros de formação profissional.
2. Cursos de Aprendizagem
Estes cursos são uma opção para quem deseja obter uma qualificação profissional e destinam-se a jovens até aos 29 anos. Os cursos de aprendizagem combinam formação teórica e prática em contexto de trabalho, permitindo que os alunos adquiram competências técnicas e profissionais.
3. Cursos Profissionais
Esta é a escolha certa para quem quer concluir o ensino secundário e deseja também obter uma qualificação profissional reconhecida. Os cursos profissionais têm uma forte componente prática e incluem estágios em empresas, permitindo que os alunos adquiram competências técnicas e profissionais.
4. Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF)
Os CEF destinam-se a quem concluiu o 2.º ciclo do ensino básico, possui idade igual ou superior a 15 anos e procura uma formação profissional inicial mais prática e orientada para o mercado de trabalho. Estão disponíveis em escolas públicas, privadas e centros de formação profissional e combinam formação teórica e prática.
5. Formações Modulares Certificadas (FMC)
As FMC são organizadas em Unidades de Formação de Curta Duração ou Unidades de Competência para promover o acesso a qualificações, mediante percursos flexíveis, modularizados e capitalizáveis. Destinam-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho e, prioritariamente, sem a conclusão do ensino básico ou secundário.
6. Ensino Recorrente
O Ensino Recorrente é para quem deseja concluir o ensino secundário, destinado a adultos com mais de 18 anos, e permite que os alunos frequentem as aulas em horário pós-laboral.
Que passos devo seguir depois?
Voltar a estudar foi o primeiro passo e, após concluíres o secundário, podem surgir dúvidas sobre os passos que podes dar a seguir.
O ingresso no ensino superior é uma possibilidade, mas não é a única e nem tem que ser uma decisão imediata. Há outras alternativas à universidade pelas quais podes optar e sem comprometer o teu futuro profissional.
Uma dessas alternativas é fazer um curso profissional, pois a procura de profissionais qualificados é cada vez maior e a formação profissional é a escolha certa para quem quer especializar-se numa determinada área e abrir portas no mercado de trabalho.
Há vários cursos profissionais por onde escolher, no entanto, se te decidires por esta possibilidade, deves ter em mente que tão importante como a área do curso é a entidade formadora. Esta, para além de certificada, deve-te acompanhar e apoiar desde a escolha do curso até ao estágio curricular.
Assim, tendo por base uma metodologia 360.º, a Talento é o teu parceiro ideal de formação com uma ampla oferta de cursos certificados, em regime presencial ou à distância, em áreas como Saúde e Bem-estar; Hotelaria, Restauração e Turismo; Moda, Estética e Design; Educação e Formação; Marketing e Eventos.
De salientar que, ao frequentares um curso profissional da Talento, terás também acesso ao Curso RH+ Valor –Programa de Inteligência Emocional e Competências Sociais e, com o bom aproveitamento nos dois cursos, no final terás dois certificados, potenciando ainda mais o teu currículo.