Quer seja porque pretendem aumentar a credibilidade e prestígio dentro da rede ou porque ambicionam novas oportunidades de trabalho ou licitações em projetos, no momento de apostar na formação, os profissionais procuram cada vez mais a frequência em cursos com certificado.
Conhecimento é poder. Por isso, num mercado de trabalho cada vez mais exigente, a formação contínua e o desenvolvimento pessoal tornam-se fatores de distinção entre colaboradores e definem a capacidade destes em se destacar.
É, então, neste cenário que a importância da certificação se evidencia, já que demonstra o compromisso dos profissionais em se adaptarem aos padrões da indústria e em responderem à evolução do contexto empresarial.
Vale mesmo a pena apostar em cursos com certificado?
A resposta é simples: sim. Em primeiro lugar, porque ao completares um curso com reconhecimento no mercado ou ao receberes um certificado de uma instituição importante e de afamada excelência, estás a ampliar a tua reputação e perspetivas de promoção e retenção no emprego.
Os cursos com certificado tornaram-se numa espécie de selo de qualidade; uma garantia sobre a tua aquisição de expertise em novos produtos, serviços ou competências. Ao apresentares-te como um especialista em determinado assunto, ganhas destaque sobre os restantes profissionais.
Isto é válido em qualquer das fases da tua vida laboral: seja quando te candidatas ao primeiro emprego, numa altura de transição entre trabalhos, na busca por uma posição superior na empresa ou simplesmente por uma questão de valorização do currículo.
Por outro lado, nos últimos anos, o ambiente corporativo passou a exigir dos profissionais a capacidade de combinar uma formação de qualidade com cursos complementares e certificações. As próprias empresas começaram a investir em novas práticas e a dedicar recursos para a certificação das suas equipas. Em alguns setores, como a saúde e a tecnologia, os cursos com certificado auxiliam, assim, os profissionais a manterem-se eficientes, atualizados e com um desempenho alinhado com as expectativas do mercado.
Por fim, além de tudo isto, de uma forma indireta, as certificações geram um sentimento de automotivação, determinação e compromisso, que acabam por impulsionar o teu desenvolvimento pessoal e profissional — o que é uma gratificação inteligível, mas igualmente importante.
Da teoria à prática: como conseguir a certificação certa?
Depois de fazeres uma pesquisa profunda sobre as melhores certificações na tua área, dedica também algum tempo a estudar quais as entidades formadoras que mais te podem ajudar a alcançar os teus objetivos.
Procura perceber qual a que poderá ser o melhor parceiro para potenciar a tua vocação e acompanhar ao longo de todo o processo formativo. E, a propósito de certificação, não te esqueças que a própria entidade deverá ser certificada.
A Talento tem uma vasta oferta de cursos certificados, em diversas áreas, para te ajudar a escutares o teu talento e desenvolveres as tuas competências:
Saúde e Bem-estar
- Curso de Auxiliar de Fisioterapia e Iniciação à Massagem
- Curso de Massagem e Terapias de Spa
- Curso de Auxiliar de Medicina Dentária
- Curso de Auxiliar de Saúde e Geriatria
- Curso de Formação em Cuidados Paliativos
- Curso de Bandas Neuromusculares
Hotelaria, Restauração e Turismo
- Curso de Rececionista de Hotel e de Alojamentos Turísticos
- Curso de Enoturismo e Wine Marketing
- Curso de Winemaster
Moda, Estética e Design
Educação e Formação
Marketing e Eventos
Estes são cursos que combinam a formação técnica com inteligência emocional e competências sociais, numa metodologia 360º que tem como objetivo preparar os formandos para as reais necessidades do mercado de trabalho.
Com a frequência num curso dos cursos profissionais da Talento, terás ainda acesso ao Curso RH+ Valor–Programa de Inteligência Emocional e Competências Sociais. Com o bom aproveitamento nestas duas formações, no final terás dois cursos com certificado, fortalecendo ainda mais o teu currículo.