Já imaginaste começar o dia de trabalho a escolher destinos paradisíacos, a preparar roteiros personalizados e a ajudar pessoas a realizarem a experiência dos seus sonhos? Para um consultor de viagens, isto é rotina.
Mais do que vender pacotes de férias, este profissional cria experiências inesquecíveis, prestando atenção a cada detalhe, desde a primeira conversa até ao regresso do cliente ao seu país de origem.
Se queres saber o que faz um consultor de viagens, continua a leitura: vais descobrir quais são as responsabilidades-chave, as competências valorizadas e como podes dar os primeiros passos nesta carreira promissora.
Principais responsabilidades de um consultor de viagens
O trabalho de um consultor de viagens vai muito além de reservar bilhetes de avião, ou sugerir hotéis para estadia. Na verdade, envolve uma atuação estratégica e personalizada, com foco na satisfação do cliente em todas as etapas do desenvolvimento de uma qualquer viagem.
Por isso, na prática, um consultor de viagens é responsável por:
- planear itinerários completos. Pesquisa destinos, hotéis, voos e outros serviços para desenvolver roteiros personalizados, respeitando as preferências e o orçamento de cada cliente;
- organizar reservas, consoante o itinerário definido. Isto subentende a compra de bilhetes de avião, assim como a reserva de acomodações e de veículos, garantindo que todos os serviços estão confirmados para as datas da viagem;
- aconselhar sobre os destinos. Um consultor de viagens fornecer informações detalhadas sobre atrações turísticas, cultura local, seguros de viagem e outros aspetos importantes do destino escolhido, ajudando o cliente a optar por escolhas mais seguras e satisfatórias;
- fornecer suporte durante a viagem. Presta apoio e assistência, em caso de imprevistos (cancelamento de voos, atrasos ou emergências), procurando soluções rápidas para manter a viagem no rumo certo;
- prestar atendimento personalizado. Mantém o contacto constante com o cliente, esclarecendo dúvidas, ajustando detalhes e garantindo um serviço de alta qualidade.
O que faz um consultor de viagens ter sucesso?
Para desempenhar bem as suas funções, um consultor de viagens deve ter um conjunto de competências técnicas, comerciais e interpessoais. A combinação destas habilidades faz com que este profissional seja capaz de lidar com diferentes perfis de clientes, contextos e desafios do mercado.
A título de exemplo, um consultor de viagens necessita de ter:
- habilidades de atendimento. Empatia, comunicação eficaz e capacidade de ouvir atentamente são essenciais para entender o perfil do cliente e oferecer exatamente o que este precisa;
- planeamento e organização. É preciso saber gerir várias reservas simultaneamente e controlar detalhes, como datas, orçamentos e documentação dos clientes;
- conhecimento técnico de sistemas de reservas, plataformas de gestão de viagens e ferramentas de pesquisa “online”. Além disso, um consultor de viagens precisa de conhecer as tendências do turismo, para sugerir roteiros clássicos e emergentes, e ser fluente em idiomas (inglês ou outros) para lidar com fornecedores internacionais;
- capacidade de vendas. Um bom consultor de viagens sabe oferecer pacotes atrativos e convencê-los do valor agregado. Conhecimentos sólidos em técnicas de venda e em “marketing” pessoal são fundamentais para atrair clientes e fechar negócios;
- resolução de problemas. Em caso de alterações de última hora, o consultor de viagens deve agir rapidamente, realocando serviços e encontrando alternativas para os imprevistos, de forma a preservar a satisfação do cliente.
Afinal, o que faz um consultor de viagens no dia a dia?
Como já deves ter percebido, a rotina de um consultor de viagens é marcada pela diversidade de tarefas. Desde o planeamento de uma lua de mel, até à gestão de viagens corporativas, cada momento traz novos desafios e oportunidades de criar valor para os clientes.
Para perceberes como o dia a dia de um consultor de viagens pode ser dinâmico, apresentamos-te um exemplo de uma rotina profissional completa.
09h00: primeiro contacto com o cliente
Cenário hipotético: o dia de trabalho de um consultor de viagens começa com uma videochamada, com um casal que quer celebrar os 10 anos de casamento nas Maldivas.
Como consultor de viagens, o teu papel passa por escutar ativamente: as preferências, o orçamento disponível e as expectativas das pessoas envolvidas. Desta forma, conseguirás construir uma viagem sob medida.
Nesta fase, as tuas principais responsabilidades são:
- o atendimento personalizado;
- a identificação dos perfis de viajante;
- a recolha de informações pertinentes para o planeamento da viagem.
11h00: pesquisa e criação do roteiro
Com base no “briefing” que recebeste na videochamada, entras no modo criativo. Nesse sentido, vais pesquisar os voos, os hotéis mais vantajosos, as atividades e as experiências românticas que podem ser realizadas pelo casal. Este é o momento de criares algo único, equilibrando o orçamento e o sonho.
As ferramentas e habilidades mais importantes, aqui, passam por:
- organizar itinerários personalizados;
- comparar preços e qualidade de serviços;
- ter conhecimento técnico em gestão de reservas “online”.
14h00: reunião com um cliente empresarial
Depois do almoço, és contactado por uma Pequena Média Empresa (PME), que precisa de uma viagem com logística completa, para um congresso em Madrid. Neste caso, atuas como consultor de viagens corporativo, onde o foco deve recair sobre a eficiência, os custos e a redução dos imprevistos.
Os diferenciais mais valorizados passam a ser:
- o planeamento de viagens executivas;
- a gestão de grupos empresariais;
- a gestão de crises e a resolução de problemas;
- a criação de relatórios de viagem e a otimização de custos.
Facto interessante: os dados globais revelam que as viagens corporativas, por norma, têm uma maior margem de lucro e comissões, sendo uma excelente área de especialização para futuros consultores — fica a dica.
15h00: acompanhamento de um cliente em viagem
Um dos teus clientes está com um problema no “transfer”, do aeroporto para o hotel, em Paris. Um bom consultor age rápido perante este cenário, prestando suporte para que tudo decorra com normalidade.
Aqui, entram competências como:
- a resolução ágil de problemas;
- a gestão eficaz de imprevistos;
- empatia e disponibilidade total.
“Graças a ti, a viagem correu lindamente.”: esta é a frase que queres ouvir de um cliente, independentemente dos contratempos.
17h00: pós-venda e fidelização do cliente
Depois de um dia intenso entre reuniões, imprevistos resolvidos e itinerários criados com dedicação, chega o momento de fechares o dia de trabalho, mas não as relações interpessoais.
Por isso, ainda envias um “e-mail” de agradecimento ao cliente que regressou de uma viagem planeada por ti, pedes “feedback” genuíno e partilhas sugestões personalizadas para futuras escapadelas. Assim sendo, precisas de ter um particular jeito para:
- aplicar técnicas de pós-venda estratégicas;
- comunicar de forma assertiva e contínua;
- criar valor a longo prazo.
Não te esqueças: a fidelização é ouro e um cliente pode render-te múltiplas recomendações.
Vantagens de ser um consultor de viagens
Seja em agências, empresas, ou como consultor de viagens independente, esta profissão oferece-te inúmeras vantagens, tais como:
- flexibilidade de horários;
- possibilidade de trabalho remoto;
- comissões escaláveis;
- acesso a viagens, eventos e descontos no setor;
- realização pessoal, por ajudares pessoas a concretizarem alguns dos seus sonhos.
Como ser um consultor de viagens? A formação é a chave
Dado importante a reter: o setor do turismo representa 22,4% do emprego em Portugal, com cerca de 1,11 milhões de postos de trabalho. Nesse sentido, a procura por consultores qualificados cresce a cada ano, demonstrando que se trata de uma profissão com futuro — e tu podes fazer parte desta transformação.
A boa notícia? Não precisas de formação superior para começares, mas precisas de certificação técnica de qualidade para te destacares.
O nosso curso de Consultor de Viagens oferece-te uma imersão completa, preparando-te para dominar as ferramentas digitais certas, sem descurar das competências de “marketing” turístico.
O que vais aprender:
- como trabalhar com sistemas de gestão de viagens (como o Amadeus);
- técnicas de gestão de clientes;
- criação de roteiros personalizados;
- técnicas de vendas e atendimento de excelência;
- línguas inglesa e francesa, aplicadas ao contexto turístico.
Transforma o teu talento na tua profissão
Se sentes que tens o perfil, o entusiasmo e a vontade de fazer parte deste setor em expansão, está na altura de investires em ti. Com o apoio da Talento, vais adquirir as ferramentas certas para construir uma carreira sólida, flexível e cheia de propósito.
E a melhor parte? No final da tua formação, recebes dois certificados profissionais:
- um de Consultor de Viagens (certificado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho — DGERT);
- e outro em Inteligência Emocional e Competências Sociais (curso RH+ Valor), em regime de ensino à distância.
Queres vivenciar, na prática, o que faz um consultor de viagens? Inscreve-te já no nosso curso e aprende a criar experiências de viagem que mudam vidas — a tua também está incluída.